Grupo de gestantes e casais grávidos: espaço para construção de tecnologia educativa diante das dificuldades na amamentação
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dc.contributor |
Universidade Federal de Santa Catarina |
pt_BR |
dc.contributor.advisor |
Lima, Margarete Maria de |
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dc.contributor.author |
Reguse, Savanah |
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dc.date.accessioned |
2019-07-04T18:09:14Z |
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dc.date.available |
2019-07-04T18:09:14Z |
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dc.date.issued |
2019-07-02 |
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dc.identifier.uri |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/197138 |
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dc.description |
TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências da Saúde. Enfermagem. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
O processo de amamentação não é fácil e muitas vezes ele encontra obstáculos pelo caminho, essas dificuldades acabam tornando a amamentação dificultosa e cansativa ou até mesmo resultando no abandono da prática. O aleitamento é um processo importante, que permite ao recém-nascido receber todos os nutrientes necessários para o seu desenvolvimento físico e psicológico sem a introdução de outros alimentos. O processo também é importante para a puérpera, pois o aleitamento permite que a mesma tenha uma recuperação pós-parto mais efetiva, ajuda na produção do leite de acordo com a demanda e também ajuda na questão econômico, que por seis meses a mãe produzirá todo o alimento necessário para o filho. O seguinte trabalho traz a percepção de puérperas participantes de um grupo de gestantes e casais grávidos, quanto às dificuldades enfrentadas por elas no processo de amamentação após alta hospitalar. O objetivo é a construção de uma tecnologia educativa diante dos problemas encontrados na amamentação pelas puérperas do grupo de gestantes. Trata-se de uma proposta de intervenção na prática a partir do diagnóstico da realidade, desenvolvida por meio da elaboração de uma tecnologia educativa, onde a coleta ocorreu no período de março a maio de 2019, sendo que os grupos de gestantes analisados foram realizados em 2017. A tecnologia educativa foi elaborada em bases científicas, mediante revisão da literatura e as etapas da elaboração da tecnologia educativa consistiram na sistematização de seu conteúdo, com base na identificação das demandas dos participantes de um grupo de gestantes, e dos trabalhos encontrado na base de dados do grupo, relacionados ao tema em estudo. A segunda etapa se deu pela seleção das ilustrações, escolha das cores, organização estrutural e formato final. A terceira etapa é referente a composição da tecnologia educativa, onde foi utilizado um programa (CANVA) para auxiliar nas medidas e padronizações da tecnologia educativa usando como modelo tecnologias educativas do ministério da saúde. A versão final foi entregue a banca examinadora do trabalho para avaliação, o trabalho não apresentou validação do material neste momento. O projeto foi aprovado no Comitê de Ética em Pesquisa com o título “Grupo de gestantes e casais grávidos: Trajetória histórica, perfil, impacto, percepções e contribuições para os envolvidos”. O resultado desta pesquisa é importante para o desenvolvimento de materiais de apoio e o processo de promoção da saúde que a enfermagem vem desenvolvendo cada dia mais com a comunidade. |
pt_BR |
dc.format.extent |
93 |
pt_BR |
dc.language.iso |
por |
pt_BR |
dc.publisher |
Florianópolis, SC |
pt_BR |
dc.rights |
Open Access |
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dc.subject |
Aleitamento materno |
pt_BR |
dc.subject |
Enfermagem |
pt_BR |
dc.subject |
Desmame |
pt_BR |
dc.subject |
Promoção da saúde |
pt_BR |
dc.subject |
Tecnologia educacional |
pt_BR |
dc.title |
Grupo de gestantes e casais grávidos: espaço para construção de tecnologia educativa diante das dificuldades na amamentação |
pt_BR |
dc.type |
TCCgrad |
pt_BR |
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