Pesquisas do eixo de formação de professores da ANPEd Sul (2014)

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Pesquisas do eixo de formação de professores da ANPEd Sul (2014)

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dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Hobold, Márcia de Souza
dc.contributor.author Oliveira, Clélia Vanilda de
dc.date.accessioned 2019-06-11T12:47:50Z
dc.date.available 2019-06-11T12:47:50Z
dc.date.issued 2018-11-20
dc.identifier.uri https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/196739
dc.description TCC(graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências da Educação. Pedagogia. pt_BR
dc.description.abstract Esta pesquisa apresenta as tendências relativas à categoria Formação de Professores com a finalidade de conhecer aspectos relevantes sobre os processos de formação na atualidade e apresentar recortes das pesquisas do tipo “Estado do Conhecimento” que serão analisadas nos cento e cinco (105) trabalhos apresentados no Eixo 6 – Formação de professores, da X ANPEd Regional Sul/2014, vinculado à Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd Nacional). Considera-se que esse tipo de pesquisa se torna importante para evidenciar dados de pesquisas sobre a formação de professores, pois fará um recorte temporal limitado ao ano de 2014, com base nos estudos de André (2009) que orienta e organiza as análises dos trabalhos por meio das seguintes categorias: formação inicial; formação continuada; professor; práticas pedagógicas e de ensino e outros. O objetivo central desse Trabalho de Conclusão de Curso – TCC é mapear as recorrências das categorias, objetivos, aportes teóricos, abordagens metodológicas, e os principais resultados que versam acerca da formação de professores na X ANPEd Regional Sul/2014. O tema proposto veio ao encontro de minhas inquietações surgidas durante o curso de Pedagogia, entre elas como: (I) O profissional recém formado, consegue realizar com qualidade seu exercício profissional? (II) De que forma é oferecida condições para que o professor continue sua formação em seu local de trabalho? (III) As instituições públicas e privadas estão realmente formando profissionais habilitados para atuar na docência? Sabe-se da importância de se ler os trabalhos na íntegra para esse tipo de pesquisa, mas, devido ao tempo para a realização do TCC não foi possível uma leitura completa das pesquisas apresentadas no Eixo 6 - Formação de Professores. Tendo lido os aportes teóricos e feito a análise do quadro de caracterização, elaborados por uma bolsista do CNPq, do curso de Pedagogia da UFSC, passei a investigação no site oficial da ANPEd. Ao solicitar os trabalhos apresentados no Eixo 6 – Formação de Professores no site foi me disponibilizado os trabalhos na íntegra e, assim, iniciei a leitura. Diante do tempo decorrido, após algumas leituras dos trabalhos completos, fui orientada a me deter somente nos resumos que só consegui obtê-los com a ajuda da professora Márcia Hobold que indicou como deveria ser realizada a busca para consegui-los e analisá-los. Após a impressão dos resumos e seguindo a ordem de apresentação do site fui enumerando cada trabalho iniciando do numeral 1 ao 105. Todos os dados coletados foram devidamente organizados obedecendo esta ordem numérica. Os resultados das análises mostraram que dentro das categorias apresentadas pelo eixo 6 - Formação de Professores a maior parte dos trabalhos de pesquisa se encontrava dentro de instituições públicas e privadas de ensino superior, sendo que destes, a maior quantidade de trabalhos abordou a categoria Professor. Percebeu-se ainda que na realização comparativa das análises das edições da ANPEd Regional Sul referente aos anos: 2012, 2014 e 2016, que a categoria Formação Inicial tem um “lugar cativo” nos trabalhos de pesquisa. Na metodologia utilizada pelos trabalhos de pesquisa constatou-se que a maior abordagem foi qualitativa, que o tipo de pesquisa predominante foi documental e bibliográfica e que os instrumentos de coletas de dados mais utilizados foram documentos; questionários e entrevistas semiestruturada. E que dentre os escritores/pesquisadores 150 são do gênero feminino e 26 são do gênero masculino. Os aportes teóricos de nacionalidade brasileiros mais citados foram: Selma Garrido Pimenta e Marli Eliza Dalmazo Afonso de André. pt_BR
dc.format.extent 39 f. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.publisher Florianópolis, SC pt_BR
dc.subject Formação de Professores pt_BR
dc.subject Pesquisa em Educação pt_BR
dc.subject Estado do Conhecimento pt_BR
dc.title Pesquisas do eixo de formação de professores da ANPEd Sul (2014) pt_BR
dc.type TCCgrad pt_BR


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