O programa institucional de apoio pedagógico aos estudantes na Universidade Federal de Santa Catarina: um olhar sobre suas contribuições à permanência de cotistas negros

DSpace Repository

A- A A+

O programa institucional de apoio pedagógico aos estudantes na Universidade Federal de Santa Catarina: um olhar sobre suas contribuições à permanência de cotistas negros

Show simple item record

dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Passos, Joana Celia dos
dc.contributor.author Ferreira, Ivanilde de Jesus dos Santos
dc.date.accessioned 2019-06-06T12:52:55Z
dc.date.available 2019-06-06T12:52:55Z
dc.date.issued 2015-07-15
dc.identifier.uri https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/196580
dc.description TCC(graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências da Educação. Pedagogia. pt_BR
dc.description.abstract A pesquisa analisou o Programa Institucional de Apoio Pedagógico aos Estudantes (PIAPE) a fim de identificar suas contribuições à permanência dos estudantes cotistas negros da Universidade Federal de Santa Cataria (UFSC). A coleta de dados está ancorada na pesquisa qualitativa a partir da análise documental e entrevista ancorada em Maria Cecília de Sousa Minayo (2012). Buscou se dialogar com estudioso Kabengele Munanga (2003), Nilma Limo Gomes, N. (2005), Joana Celia dos Passos (2012, 2013), Suely Ferreira Deslandes (2012), e Joaquim B. Barbosa Gomes, J. (2005). Os resultados apontados pelo estudo mostram que a política ainda busca consolidação no que se refere à permanência dos estudantes cotistas negros na UFSC. O Apoio pedagógico da UFSC como uma política de permanência para estudantes ainda é muito novo e apresenta fragilidades em sua divulgação e também em sua consolidação. Os objetivos do programa ainda não estão sendo efetivados na sua totalidade, embora a demanda da coordenação seja ampla e não tem conseguido se articular para efetuar a avaliação do programa, percebe-se pelos dados apresentados pela coordenação que a procura é muito baixa. Com isso, o que se percebe é que o programa apresenta limites e desafios para contribuir com a permanência dos estudantes cotistas. pt_BR
dc.description.abstract The research analyzed the Institutional Program of Pedagogical Support for Students (PIAPE) to identify their contributions to the permanence of black shareholders students of the Federal University of Santa Cataria (UFSC). Data collection is anchored in qualitative research from records and interviews anchored by Maria Cecilia de Souza Minayo (2012). He sought to dialogue with student Kabengele Munanga (2003), Nilma Limo Gomes, N. (2005), Joan Celia dos Passos (2012, 2013), Suely Ferreira Deslandes (2012), and Joaquim B. Barbosa Gomes, J. (2005) . The results presented by the study show that the policy is still seeking consolidation with regard to the permanence of black shareholders students at UFSC. The pedagogical support of UFSC as a permanent policy for students is still very new and shows weaknesses in disclosure and in its consolidation. The objectives of the program are not being hired in its entirety, although the coordination demand is broad and has not been able to articulate to carry out the evaluation program, we can see from the data presented for coordinating demand is very low. Thus, what we see is that the program has limits and challenges to contribute to the permanence of quota students. pt_BR
dc.format.extent 78 f. pt_BR
dc.language.iso pt_BR pt_BR
dc.publisher Florianópolis, SC pt_BR
dc.subject Ações Afirmativas pt_BR
dc.subject Permanência pt_BR
dc.subject Apoio Pedagógico pt_BR
dc.subject UFSC pt_BR
dc.subject Cotas pt_BR
dc.title O programa institucional de apoio pedagógico aos estudantes na Universidade Federal de Santa Catarina: um olhar sobre suas contribuições à permanência de cotistas negros pt_BR
dc.type TCCgrad pt_BR


Files in this item

Files Size Format View
Ivanilde de Jesus dos Santos Ferreira.pdf 623.6Kb PDF View/Open

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar