A noção de experiência em John Dewey: (re)invenções possiveis na educação escola

DSpace Repository

A- A A+

A noção de experiência em John Dewey: (re)invenções possiveis na educação escola

Show simple item record

dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Moura, Rosana Silva de
dc.contributor.author Ávila, Pâmela
dc.date.accessioned 2019-05-24T19:46:50Z
dc.date.available 2019-05-24T19:46:50Z
dc.date.issued 2018-11
dc.identifier.uri https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/196220
dc.description TCC(graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências da Educação. Pedagogia. pt_BR
dc.description.abstract Este trabalho de conclusão de curso (TCC) pretende pensar o conceito de experiência em John Dewey, filósofo norte-americano, formulando uma reinvenção possível da educação escolar no ensino fundamental a partir da participação ativa dos alunos. Ou seja, a metodologia se refere a uma análise conceitual, qualitativa, do conceito de experiência, considerando três obras de Dewey: “Arte como experiência”, “Democracia e educação”; e “Experiência e educação”. A partir desta proposta, pensar uma escola democrática se torna condição de existência das (re)invenções possíveis nela, com ela e por ela. A escola é lugar fundamental para a formação humana. Abrimos nosso texto com a introdução, onde trabalhamos a importância da Filosofia da Educação no contexto educacional, e o conceito de experiência a partir do pensamento de um filósofo que pensa a educação. Em nosso primeiro capítulo, trazemos uma breve biografia de John Dewey, juntamente com questões interpretadas de sua obra que irão fundamentando nossa escrita. No segundo capítulo, vamos elucidar as noções de escola democrática, que traz a interação e a comunicação como principais meios para uma educação em uma escola que trabalha para o ser integral. Destacamos com essa pesquisa um pensar em Filosofia da Educação, com o qual possa haver possibilidades de reinvenções para a educação escolar no ensino fundamental, algo possível apenas com a democracia, daí a atualidade de nosso filósofo; sempre dialogando com filósofos e estudiosos da área da filosofia e da educação. Conduzimos esse trabalho com o objetivo de contribuir para a área de forma a expressar a importância da experiência e suas abrangências na educação escolar. pt_BR
dc.format.extent 36 f. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.publisher Florianópolis, SC pt_BR
dc.subject Experiência pt_BR
dc.subject Educação escolar pt_BR
dc.subject Filosofia da Educação pt_BR
dc.subject John Dewey pt_BR
dc.subject Democracia pt_BR
dc.title A noção de experiência em John Dewey: (re)invenções possiveis na educação escola pt_BR
dc.type TCCgrad pt_BR
dc.contributor.advisor-co Silva, Bruno Pedroso Lima


Files in this item

Files Size Format View
Pâmela Avila.pdf 614.5Kb PDF View/Open

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar