A experiência da teoria dos complexos no curso Educação de Jovens e Adultos - Ensino Médio/PRONERA/CED/UFSC
Show simple item record
dc.contributor |
Universidade Federal de Santa Catarina |
pt_BR |
dc.contributor.advisor |
Titton, Mauro |
|
dc.contributor.author |
Boemer, Júlia |
|
dc.date.accessioned |
2019-05-24T14:10:18Z |
|
dc.date.available |
2019-05-24T14:10:18Z |
|
dc.date.issued |
2013-11-27 |
|
dc.identifier.uri |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/196211 |
|
dc.description |
TCC(graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências da Educação. Pedagogia. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
Esta pesquisa buscou compreender como a experiência do Curso Educação de Jovens e Adultos do Campo- Ensino Médio do Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária- PRONERA, baseado nos princípios da Pedagogia Socialista e fundamentado na Teoria dos Complexos contribuiu para a formação humana dos sujeitos educandos/as. Apresentamos, minimamente, a Pedagogia Socialista, bem como os fundamentos da Escola Comuna e da Escola do Trabalho, sistematizada por Moisey M. Pistrak, referente aos anos de 1917 a 1931 no contexto de pós-revolução na Rússia. A proposta foi refletir sobre como a Teoria dos Complexos influenciou no desenvolvimento do curso, por conseguinte na formação humana dos sujeitos educandos/as. Para isso, apresentamos, primeiramente, uma breve contextualização do PRONERA, da educação do campo e do referido Curso. Após, discorremos acerca do desenvolvimento do Curso fundamentado-o com as categorias fundantes da Pedagogia Socialista, quais sejam: trabalho, atualidade e auto-organização. Em seguida, analisamos como os educandos/as e os educadores/as avaliaram o trabalho pedagógico desenvolvido no Curso. Por fim, como conclusão dessa pesquisa, observamos que a organização pedagógica do Curso contribuiu para a formação omnilateral dos sujeitos educandos/as, preocupando-se com a formação do Ser político. |
pt_BR |
dc.format.extent |
76 f. |
pt_BR |
dc.language.iso |
por |
pt_BR |
dc.publisher |
Florianópolis, SC |
pt_BR |
dc.subject |
Teoria dos complexos |
pt_BR |
dc.subject |
PRONERA |
pt_BR |
dc.subject |
formação humana |
pt_BR |
dc.title |
A experiência da teoria dos complexos no curso Educação de Jovens e Adultos - Ensino Médio/PRONERA/CED/UFSC |
pt_BR |
dc.type |
TCCgrad |
pt_BR |
Files in this item
This item appears in the following Collection(s)
Show simple item record
Search DSpace
Browse
-
All of DSpace
-
This Collection
My Account
Statistics
Compartilhar