A experiência da teoria dos complexos no curso Educação de Jovens e Adultos - Ensino Médio/PRONERA/CED/UFSC

DSpace Repository

A- A A+

A experiência da teoria dos complexos no curso Educação de Jovens e Adultos - Ensino Médio/PRONERA/CED/UFSC

Show simple item record

dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Titton, Mauro
dc.contributor.author Boemer, Júlia
dc.date.accessioned 2019-05-24T14:10:18Z
dc.date.available 2019-05-24T14:10:18Z
dc.date.issued 2013-11-27
dc.identifier.uri https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/196211
dc.description TCC(graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências da Educação. Pedagogia. pt_BR
dc.description.abstract Esta pesquisa buscou compreender como a experiência do Curso Educação de Jovens e Adultos do Campo- Ensino Médio do Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária- PRONERA, baseado nos princípios da Pedagogia Socialista e fundamentado na Teoria dos Complexos contribuiu para a formação humana dos sujeitos educandos/as. Apresentamos, minimamente, a Pedagogia Socialista, bem como os fundamentos da Escola Comuna e da Escola do Trabalho, sistematizada por Moisey M. Pistrak, referente aos anos de 1917 a 1931 no contexto de pós-revolução na Rússia. A proposta foi refletir sobre como a Teoria dos Complexos influenciou no desenvolvimento do curso, por conseguinte na formação humana dos sujeitos educandos/as. Para isso, apresentamos, primeiramente, uma breve contextualização do PRONERA, da educação do campo e do referido Curso. Após, discorremos acerca do desenvolvimento do Curso fundamentado-o com as categorias fundantes da Pedagogia Socialista, quais sejam: trabalho, atualidade e auto-organização. Em seguida, analisamos como os educandos/as e os educadores/as avaliaram o trabalho pedagógico desenvolvido no Curso. Por fim, como conclusão dessa pesquisa, observamos que a organização pedagógica do Curso contribuiu para a formação omnilateral dos sujeitos educandos/as, preocupando-se com a formação do Ser político. pt_BR
dc.format.extent 76 f. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.publisher Florianópolis, SC pt_BR
dc.subject Teoria dos complexos pt_BR
dc.subject PRONERA pt_BR
dc.subject formação humana pt_BR
dc.title A experiência da teoria dos complexos no curso Educação de Jovens e Adultos - Ensino Médio/PRONERA/CED/UFSC pt_BR
dc.type TCCgrad pt_BR


Files in this item

Files Size Format View
Júlia Boemer.pdf 630.9Kb PDF View/Open

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar