Saberes geométricos na educação primária paranaense : elementos das culturas escolares e da formação do cidadão republicano (1889-1946)
Show simple item record
dc.contributor.author |
Camara, Alexsandra |
|
dc.date.accessioned |
2019-05-19T23:41:57Z |
|
dc.date.available |
2019-05-19T23:41:57Z |
|
dc.date.issued |
2019-02 |
|
dc.identifier.citation |
Camara, Alexsandra. Saberes geométricos na educação primária paranaense : elementos das culturas escolares e da formação do cidadão republicano (1889-1946) / Alexsandra Camara ; orientadora: Rosa Lydia Teixeira Corrêa. Tese (doutorado) – Pontifícia Universidade Católica do Paraná, Curitiba, – 2019. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/196047 |
|
dc.description |
Tese apresentada ao Programa de Pós-graduação em Educação da Pontifícia Universidade Católica do Paraná, orientação da Professora Rosa Lydia Teixeira Corrêa. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
Esta pesquisa buscou investigar, em perspectiva histórica, de que forma os saberes geométricos foram introduzidos nas escolas primárias do estado do Paraná, entre as décadas de 1890 e 1940. O objetivo geral é compreender como os saberes geométricos foram sendo introduzidos nas escolas primárias e, mais especificamente, a) Situar como se deu o processo de construção dos programas do ensino primário e b) Analisar de que forma ocorreu a escolarização dos saberes geométricos no ensino primário por meio da análise de práticas, apropriações e representações. Os estudos de Dominique Julia (2001) e Antonio Viñao Frago (2006) acerca das Culturas Escolares e os advindos da História Cultural de Roger Chartier (1990) são os principais pressupostos teórico-metodológicos que deram suporte à realização dessa tese. As fontes examinadas foram documentos oficiais de ensino (leis, decretos, programas, relatórios e mensagens), revistas pedagógicas, cadernos escolares, livros e manuais didáticos, fotografias e exames escolares. Finalizando, foi possível verificar que Geometria, Desenho e Trabalhos Manuais se consolidaram na escola paranaense como matérias que difundiram saberes geométricos no ensino primário, além de auxiliarem no desenvolvimento corporal, psicológico, moral e social da criança. |
pt_BR |
dc.language.iso |
por |
pt_BR |
dc.subject |
Curso primário |
pt_BR |
dc.subject |
Saberes geométricos |
pt_BR |
dc.subject |
Culturas Escolares |
pt_BR |
dc.title |
Saberes geométricos na educação primária paranaense : elementos das culturas escolares e da formação do cidadão republicano (1889-1946) |
pt_BR |
dc.type |
Tese (Doutorado) |
pt_BR |
Files in this item
This item appears in the following Collection(s)
Show simple item record
Search DSpace
Browse
-
All of DSpace
-
This Collection
My Account
Statistics
Compartilhar