Meu texto: avaliação de um aplicativo educacional como suporte para a produção textual no ensino médio

DSpace Repository

A- A A+

Meu texto: avaliação de um aplicativo educacional como suporte para a produção textual no ensino médio

Show simple item record

dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.advisor Fiuza, Patricia Jantsch
dc.contributor.author Fernandes, Fabiana Santos
dc.date.accessioned 2019-03-30T04:01:33Z
dc.date.available 2019-03-30T04:01:33Z
dc.date.issued 2018
dc.identifier.other 357114
dc.identifier.uri https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/194373
dc.description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Campus Araranguá, Programa de Pós-Graduação em Tecnologias da Informação e Comunicação, Araranguá, 2018.
dc.description.abstract A educação evolui constantemente em virtude de observar as rupturas que aparecem em seus processos. Para auxiliar a identificar essas lacunas, este estudo iniciou-se por uma Revisão Sistemática da Literatura para responder à questão de pesquisa que versa sobre o uso de aplicativos educacionais voltados à produção de texto do Ensino Médio e qual a implicação dessa tecnologia na qualidade de texto dos alunos. Assim, os objetivos deste estudo são desenvolver e avaliar a utilização do aplicativo educacional Meu Texto , expandir a fonte de informação para a produção textual na sala de aula, observar o impacto do uso desse aplicativo, produzir textos coerentes e coesos com vistas à prova do ENEM. Nesse viés, a pesquisa é um estudo de caso, de abordagem qualitativa-quantitativa, a qual avaliou duas turmas concluintes do Ensino Médio trabalhando a mesma temática em suas produções textuais, porém uma turma com o uso do aplicativo e a outra apenas com aulas expositivas. Desse modo, esta pesquisa avaliou, por meio de um aplicativo educacional de autoria, com a aplicação de questionário de satisfação, a usabilidade da ferramenta, a aprendizagem do usuário e sua satisfação. Comparando os resultados, a turma com o uso do aplicativo educacional obteve melhor desempenho, revelando benefícios do uso das Tecnologias de Informação e Comunicação como aparato educacional.
dc.description.abstract Abstract : Education evolves constantly by virtue of observing the ruptures that appear in its processes. In order to identify those shortcomings, this study began with a Systematic Review of the Literature to answer the research question about the use of educational applications aimed at the text production in high school and what the implication of that technology in text quality from the students. Thus, the objectives of this study are to develop and evaluate the use of the educational software \"Meu Texto\", to expand the source of information for textual production in the classroom, to observe the impact of using this application, to produce coherent and cohesive texts for proof of the ENEM. In this bias, the research is a case study adopting a qualitative-quantitative approach, which evaluated two classes of high school students working the same theme in their textual productions, but one class with the use of the application and the other with classes only expository Thus, this research evaluated, through an educational application authored with the application of satisfaction questionnaire, the usability of the tool, the user's learning and their satisfaction. In comparison to the results, the classroom with the use of the educational application obtained better performance, revealing benefits of the use of Information and Communication Technologies as an educational apparatus. en
dc.format.extent 130 p.| il., gráfs., tabs.
dc.language.iso por
dc.subject.classification Tecnologias da informação e comunicação
dc.subject.classification Tecnologia educacional
dc.subject.classification Redação
dc.subject.classification Ensino médio
dc.title Meu texto: avaliação de um aplicativo educacional como suporte para a produção textual no ensino médio
dc.type Dissertação (Mestrado)
dc.contributor.advisor-co Lemos, Robson Rdrigues


Files in this item

Files Size Format View
PTIC0042-D.pdf 2.213Mb PDF View/Open

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar