Análise do Papel dos Ambientes Diferenciados no Estímulo da Criatividade e na Promoção da Inovação em Empresas de Base Tecnológica

DSpace Repository

A- A A+

Análise do Papel dos Ambientes Diferenciados no Estímulo da Criatividade e na Promoção da Inovação em Empresas de Base Tecnológica

Show simple item record

dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina. pt_BR
dc.contributor.advisor Fiates, Gabriela Gonçalves Silveira
dc.contributor.author Garbellotto, Maria Eugênia Kenner
dc.contributor.author Pesenti, Renata Niehues
dc.date.accessioned 2019-03-29T18:00:06Z
dc.date.available 2019-03-29T18:00:06Z
dc.date.issued 2018-11-22
dc.identifier.uri https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/194341
dc.description TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Sócio Econômico, Curso de Administração. pt_BR
dc.description.abstract O presente trabalho tem por objetivo analisar qual o papel dos ambientes organizacionais diferenciados no estímulo à criatividade e à inovação nas empresas de base tecnológica com foco em resultados. O estudo foi realizado por meio de uma pesquisa qualitativa, com a realização de entrevistas presenciais e online, com gestores e colaboradores de cinco empresas da cidade de Florianópolis, SC, Brasil. Para a análise dos dados, utilizou-se a metodologia de análise de conteúdo, combinada com o uso do software N Vivo. Os resultados obtidos indicam que os entrevistados reconhecem o grau de inovação dentro das organizações, apesar de não perceberem, na prática, todos os elementos que englobam o processo inovativo conforme a teoria. Com relação aos aspectos analisados, é possível afirmar que a liberdade e autonomia no ambiente de trabalho são os principais elementos associados ao fomento da criatividade, conforme colaboradores e gestores. Mesmo que as outras características, tanto individuais como ambientais não tenham sido citadas com tanta frequência, conclui-se que uma organização se torna criativa e inovadora a partir da junção de vários componentes, e não de um fator em específico. pt_BR
dc.description.abstract This paper aims at analyzing the role of differentiated organizational environments to stimulate creativity and innovation in technology-based companies focused on results. The study was carried out through a qualitative research, including face to face and online interviews with managers and employees of five companies from the city of Florianópolis, SC, Brazil. The content analysis methodology was used for data analysis in combination with N Vivo software. The results indicate that although the interviewees recognize the degree of innovation within organizations, in practice, they do not perceive all the elements that encompass the innovative process according to the theory. Considering the analyzed aspects, it is possible to state that the freedom and autonomy in the work environment are the main elements to foster creativity, according to collaborators and managers. Even though the other characteristics, both individual and environmental, have not been mentioned so often, we came to the conclusion that an organization becomes creative and innovative from the arrangement of several components rather than a specific one. pt_BR
dc.format.extent 74 pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.publisher Florianópolis, SC pt_BR
dc.subject Criatividade pt_BR
dc.subject Inovação pt_BR
dc.subject Ambiente organizacional pt_BR
dc.subject Empresas de base tecnológica pt_BR
dc.title Análise do Papel dos Ambientes Diferenciados no Estímulo da Criatividade e na Promoção da Inovação em Empresas de Base Tecnológica pt_BR
dc.type TCCgrad pt_BR


Files in this item

Files Size Format View
TCC MARIA E RENATA - SUBMISSÃO BU.pdf 931.2Kb PDF View/Open

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar