O gestus, as palavras e as imagens: o olhar cinematográfico de Alain Resnais

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O gestus, as palavras e as imagens: o olhar cinematográfico de Alain Resnais

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dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.advisor Andrade, Ana Luiza Britto Cezar de
dc.contributor.author Büchele, Maria Amália Carneiro
dc.date.accessioned 2019-03-16T04:02:26Z
dc.date.available 2019-03-16T04:02:26Z
dc.date.issued 2018
dc.identifier.other 355626
dc.identifier.uri https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/193831
dc.description Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão, Programa de Pós-Graduação em Literatura, Florianópolis, 2018
dc.description.abstract Pretende-se, nesta tese, abordar os filmes Hiroshima, Meu Amor (Hiroshima, mon amour, 1959), O Ano Passado em Marienbad (L´année dernière a Marienbad, 1961), Noite e Neblina (Nuit et brouillard, 1956), Medos Privados em Lugares públicos (Coeurs, 1993), assim como os documentários de Resnais sobre arte aqui examinados através do olhar benjaminiamo e Deleuziano como neles se observa diferentes modos de passagens à modernidade, e suas montagens cinematográficas e seus gestos (ao olhar de Brecht) enquanto despertar. Reinventar o próprio cinema, para Resnais, vem da experiência do deslocamento de antigos olhares para outros, e outros e outros ... ao pensar o tempo da memória. Todos esses modos parecem reciclar um filme ampliado, ou uma unidade de discurso que se dilata e se fragmenta, pois em Hiroshima há Noite e neblina e também Marienbad, ou em Marienbad há Medos Privados em Lugares Públicos, todos formando uma constelação de arte, ou uma rede, que se abre como um leque de experimentações, ampliando seus temas e variando seus modos de narrar, e cada vez mais abordando diferentes possibilidades de ser Outro. Resnais junta um filme dentro do outro como se fossem bonecas russas, tão semelhantes, mas, ao mesmo tempo, tão diferentes em tamanho, estilo e percepção, como as bonecas. O cineasta, dá-nos um cinema que se constrói, a cada visualização por lampejos de pensamento não linear, descontínuo, fragmentado, seus eixos temáticos se refuncionalizando à medida em que vão sendo ressignificados.
dc.format.extent 353 p.
dc.language.iso por
dc.subject.classification Literatura
dc.subject.classification Teatro
dc.subject.classification Cinema e literatura
dc.title O gestus, as palavras e as imagens: o olhar cinematográfico de Alain Resnais
dc.type Tese (Doutorado)


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