Revisão de literatura sobre intervenções didáticas para o ensino de conceitos de Física Moderna no Ensino Médio

DSpace Repository

A- A A+

Revisão de literatura sobre intervenções didáticas para o ensino de conceitos de Física Moderna no Ensino Médio

Show simple item record

dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Santos, Paulo José Sena dos
dc.contributor.author Araújo, Fabiana Cruz de
dc.date.accessioned 2019-02-21T14:14:29Z
dc.date.available 2019-02-21T14:14:29Z
dc.date.issued 2018-12-18
dc.identifier.uri https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/193442
dc.description TCC(graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências Físicas e Matemáticas. Física. pt_BR
dc.description.abstract RESUMO A inserção da Física Moderna e Contemporânea (FMC) no ensino médio tem sido objeto de estudo há mais de 20 anos. Entretanto, levantamentos bibliográficos realizados em eventos e periódicos brasileiros entre 2000 e 2011 apontaram que, apesar do crescimento das publicações sobre o tema, poucos trabalhos relatavam resultados de aplicações de propostas didáticas em salas de aula do ensino médio (EM). Nesse contexto, o presente trabalho de conclusão de curso tem como objetivo geral investigar através de uma revisão bibliográfica a persistência desse panorama. Nesta investigação foram consultados os principais meios de divulgação de resultados de pesquisas em ensino de física brasileiros (Caderno Brasileiro de Ensino de Física – CBEF, Encontro de Pesquisa em Ensino de Física – EPEF, Revista Brasileira de Ensino de Física – RBEF e Simpósio Nacional de Ensino de Física – SNEF) durante os anos de 2010 a 2018. Além desse levantamento, foram contabilizados os temas e abordagens didáticas mais recorrentes, e o ano do EM que as propostas foram mais aplicadas. O levantamento mostrou um aumento significativo da publicação de resultados de intervenções para a discussão dos temas. Após a análise dos 84 trabalhos selecionados, os temas mais discutidos foram os relacionados a Natureza da Luz, a Teoria da Relatividade e a Física das Radiações. Com relação às abordagens, as que mais apareceram foram as que fazem uso de questionários, novas tecnologias e o uso de textos (paradidáticos, de divulgação ou elaborados pelos docentes). O levantamento também mostrou que a maior parte das propostas são aplicadas em turmas do terceiro ano do EM. Palavras-chave: Revisão bibliográfica. Física Moderna e Contemporânea. Ensino de Física. pt_BR
dc.description.abstract ABSTRACT The insertion of Modern and Contemporary Physics (FMC) in high school has been object of study for more than 20 years. However, bibliographical surveys conducted in Brazilian events and periodicals between 2000 and 2011 pointed out that, despite the growth of publications on the subject, few papers reported results of applications of didactic proposals in high school classrooms. In this context, this present final paper has as general objective to investigate through a bibliographic review the persistence of this panorama. In this research were considered the main means of disseminating results of researches in Brazilian physics education (Caderno Brasileiro de Ensino de Física - CBEF, Encontro de Pesquisa em Ensino de Física - EPEF, Revista Brasileira de Ensino de Física - RBEF and Simpósio Nacional de Ensino de Física - SNEF) during the years 2010 to 2018. In addition to this survey, the most frequent themes and didactic approaches were counted, and the high school year that the proposals were most applied. The survey showed a significant increase in the publication of results of interventions for the discussion of the themes. After the analysis of the 84 papers selected, the most discussed themes were related to the nature of light, relativity theory and radiation physics. Regarding the approaches, the ones that appeared the most were those that use questionnaires, new technologies and the use of texts (educational material, divulgation or elaborated by the teachers). The survey also showed that most of the proposals are applied in third-year of high school classes. Keywords: Literature review. Modern and Contemporary physics. Physics teaching. pt_BR
dc.format.extent 75 p. pt_BR
dc.language.iso pt_BR pt_BR
dc.publisher Florianópolis pt_BR
dc.rights Open Access en
dc.rights Open Access en
dc.subject Física pt_BR
dc.subject Revisão Bibliográfica pt_BR
dc.subject Física Moderna e Contemporânea pt_BR
dc.subject Ensino de Física pt_BR
dc.title Revisão de literatura sobre intervenções didáticas para o ensino de conceitos de Física Moderna no Ensino Médio pt_BR
dc.type TCCgrad pt_BR


Files in this item

Files Size Format View
TCC-A5 Fabiana com Ficha de Identificação .pdf 1.073Mb PDF View/Open

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar