A pedagogia socialista e sua importância no estágio interdisciplinar de vivência de Santa Catarina
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dc.contributor |
Universidade Federal de Santa Catarina |
pt_BR |
dc.contributor.advisor |
Vendramini, Célia Regina |
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dc.contributor.author |
Capistrano, Giancarlo |
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dc.date.accessioned |
2019-02-12T12:38:01Z |
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dc.date.available |
2019-02-12T12:38:01Z |
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dc.date.issued |
2018-12-06 |
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dc.identifier.uri |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/193289 |
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dc.description |
TCC(graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências Biológicas. Licenciatura em Ciências Biológicas. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
Este Trabalho de Conclusão de Curso buscou fazer um resgate da pedagogia socialista soviética, de suas dimensões e experiências e relacioná-la com o método utilizado pelo Estágio Interdisciplinar de Vivência de Santa Catarina (EIV SC), verificando suas possíveis conexões. A metodologia utilizada foi a análise bibliográfica e documental. A análise bibliográfica resgata as contribuições dos formuladores da pedagogia socialista soviética, Makarenko, Pistrak, Krupskaya e Shulgin, e de outros teóricos socialistas que tiveram contribuições na área da educação, como Engels, Marx, Lênin e Vygotsky. Na monografia são apresentadas as dimensões da pedagogia socialista – atualidade, trabalho e autogestão – e as experiências desenvolvidas pelos pedagogos soviéticos entre 1917 e 1931 na Rússia. São utilizadas também as contribuições de autores que estudam a atualidade da pedagogia socialista, sobretudo a partir da experiência do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem-Terra (MST), no Brasil. Quanto à análise documental, são utilizadas as cartilhas do EIV SC e publicações de seu site para caracterizar o estágio, seu método político-pedagógico e relacioná-lo com as dimensões da pedagogia socialista. O método do EIV SC é uma adaptação do método pedagógico do Instituto de Educação Josué de Castro, vinculado ao MST, e sofreu diversas modificações ao longo dos anos, retirando principalmente os elementos da pedagogia socialista. O trabalho chama a atenção para os riscos e problemas decorrentes da subestimação das teorias pedagógicas no desenvolvimento da prática pedagógica e aponta caminhos para melhor relação da teoria com a prática, contribuindo para o alcance dos objetivos político-pedagógicos do EIV SC. |
pt_BR |
dc.format.extent |
35 f. |
pt_BR |
dc.language.iso |
por |
pt_BR |
dc.publisher |
Florianópolis, SC. |
pt_BR |
dc.rights |
Open Access |
en |
dc.subject |
Pedagogia Socialista |
pt_BR |
dc.subject |
Estágio Interdisciplinar de Vivência |
pt_BR |
dc.subject |
Santa Catarina |
pt_BR |
dc.title |
A pedagogia socialista e sua importância no estágio interdisciplinar de vivência de Santa Catarina |
pt_BR |
dc.type |
TCCgrad |
pt_BR |
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