Ser Sala Verde UFSC: educação ambiental pela extensão do vivido e do inventado

DSpace Repository

A- A A+

Ser Sala Verde UFSC: educação ambiental pela extensão do vivido e do inventado

Show simple item record

dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Codes, Davi Henrique Correia de
dc.contributor.author Silva, Maria Paula Candido da
dc.date.accessioned 2019-01-08T12:33:57Z
dc.date.available 2019-01-08T12:33:57Z
dc.date.issued 2018-06-21
dc.identifier.uri https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/192868
dc.description TCC(graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências Biológicas. Biologia. pt_BR
dc.description.abstract Este trabalho versa sobre reflexões e criações que partem da minha experiência, memória e inventividade junto a Sala Verde UFSC, ao longo da minha jornada na formação inicial docente, no curso de Ciências Biológicas da Universidade Federal de Santa Catarina. A Sala em questão é um espaço dentro da Universidade, vinculado a Pró-Reitoria de Extensão. As Salas Verdes fazem parte do Projeto Salas Verdes, criado pelo Ministério do Meio Ambiente e que tem como objetivo trabalhar e disseminar a Educação Ambiental no país. Em 2012, após o meu ingresso na Universidade, comecei a fazer parte da equipe Sala Verde UFSC e desde então o meu interesse pela área da educação, e principalmente pela educação ambiental tornou-se evidente. Diante das vivências que tive junto a Sala, e interessada nas trajetórias da minha formação como bióloga, professora e educadora ambiental, realizei esta pesquisa com o objetivo de: discorrer e ficcionalizar sobre o potencial formativo que a Sala Verde UFSC oferece, a partir das experiências que me atravessaram. Neste sentido, esta pesquisa se desenvolveu com natureza qualitativa, partindo da perspectiva das pesquisas em Educação baseadas em experiência, memória e (auto)biografia, e teve como metodologia a criação de microcontos e imagens que partem da noção de narrativa ficcional. Desta maneira, neste emaranhado de teias em que experimento juntar minha bagagem de lembranças, experiências, sentimentos e sensações, demonstro algumas pistas da potência formativa junto a Sala Verde UFSC, evidenciando aquilo que me aconteceu e (trans)formou em termos poéticos, afetivos e profissionais em meio a Educação Ambiental. Sendo assim, reafirmo meu desejo de compartilhar estas narrativas sobre como Ser Sala Verde com outros sujeitos e educadores(as) e quem sabe poder transportar cada leitor(a) para dentro das cenas que se formam através das minhas recordações/invenções. pt_BR
dc.description.abstract This paper gathers reflections and creations from my own experience, memory and inventiveness in Sala Verde UFSC throughout my journey in early teacher training as an undergraduate majoring in Biological Sciences in the Federal University of Santa Catarina (UFSC). The Sala Verde UFSC is a space within campus and under the auspices of the Prorectorate for Outreach and Extension (PROEX). Sala Verdes UFSC are part of the Salas Verdes Project, created by Ministry for the Environment, which aims to implement and disseminate Environmental Education in the country. In 2012, shortly after I enrolled at UFSC, I joined the team at Sala Verde UFSC and since then have focused on education, specifically environmental education. Considering my experiences in Sala within the broader scope of my formal education as a biologist and interest in teaching, I conducted this research with the goal of delineating and fictionalizing the formative potential that the Sala Verde UFSC might offer. This is thus a Qualitative Research which makes use of the perspectives acquired from research in Education as well as personal experience, memory and (auto)biography. The method of research was the creation of several flash fictions and images which constitute a fictional narrative. I have endeavoured to demonstrate formative potential of Sala Verde UFSC through this tangle of webs in which I attempt to put my baggage of memories, experiences, feelings and sensations, hoping to highlight poetically what exactly transformed me as pertains to Environmental Education. Therefore, I reaffirm my desire to share these narratives about how to be Sala Verde with other subjects and educators and perhaps carry each and every reader into the scenes that are formed through my memories/inventions. pt_BR
dc.format.extent 41 f. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.publisher Florianópolis, SC. pt_BR
dc.rights Open Access en
dc.subject Projeto Sala Verde pt_BR
dc.subject Educação Ambiental pt_BR
dc.subject Narrativas Ficcionais pt_BR
dc.subject Memória pt_BR
dc.subject Formação pt_BR
dc.title Ser Sala Verde UFSC: educação ambiental pela extensão do vivido e do inventado pt_BR
dc.type TCCgrad pt_BR


Files in this item

Files Size Format View Description
TCC _Maria Paula.pdf 1.417Mb PDF View/Open TCC

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar