Metodologias de ensino presentes nos tccs do curso de licenciatura em educação física da ufsc

DSpace Repository

A- A A+

Metodologias de ensino presentes nos tccs do curso de licenciatura em educação física da ufsc

Show simple item record

dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor De Medeiros, Francisco Emílio
dc.contributor.author Dos Santos, Daniel Medeiros
dc.date.accessioned 2018-12-21T00:28:26Z
dc.date.available 2018-12-21T00:28:26Z
dc.date.issued 2018-11-26
dc.identifier.uri https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/192659
dc.description TCC (Graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Desportos. Educação Física Licenciatura. pt_BR
dc.description.abstract O presente estudo teve como objetivo investigar a temática metodologia de ensino nos TCCs do curso de Licenciatura em Educação Física da UFSC. Tal estudo se mostra importante, pois pretende analisar e debater os dados obtidos através de fragmentos retirados das monografias. Observar abordagens ligadas á Educação Física escolar como: docência, metodologia de ensino, concepções pedagógicas. Estudar os trabalhos de conclusão de curso é entender, sobretudo, verificar como cada metodologia se encaixa dentro do tema proposto pelo acadêmico. A questão investigativa está formulada nos seguintes termos: que metodologias estão presentes nos trabalhos de conclusão de curso, reflexos do que foi aprendido na própria graduação, e até mesmo, relatos sobre as suas atuações nos campos de estágio obrigatório. Desta maneira, decorreu o seguinte objetivo: verificar nos trabalhos de conclusão de curso, quais metodologias foram empregadas pelos graduandos em licenciatura, tal como a elaboração de seus TCCs. Trata-se de uma pesquisa teórica tendo por base uma análise documental nos trabalhos de conclusão de curso. A análise de dados foi orientada pelos seguintes elementos metodológicos: numa combinação que utilizará aspectos da análise temática (modalidade de análise de conteúdo) e da análise hermenêutica-dialética, ambas tratadas por Minayo (2008). O passo seguinte será a elaboração de um relatório final de pesquisa, composto por quadros interpretativos, que fazem relação com as questões de pesquisa a partir dos achados no levantamento dos campos empíricos delimitados. Com base nos 21 TCCs do Curso de Licenciatura em Educação Física da UFSC estudados, constatou-se que as três metodologias mais encontradas foram a Critico-Emancipatória, Crítico-Superadora e as Aulas Abertas às Experiências. pt_BR
dc.format.extent 180 p. pt_BR
dc.language.iso pt_BR pt_BR
dc.publisher Florianópolis, SC pt_BR
dc.subject Metodologias de ensino; concepções pedagógicas; Educação Física; docência; escola. pt_BR
dc.title Metodologias de ensino presentes nos tccs do curso de licenciatura em educação física da ufsc pt_BR
dc.type TCCgrad pt_BR


Files in this item

Files Size Format View Description
UNIVERSIDADE FE ... CATARIN1 TCC Final (2).pdf 3.105Mb PDF View/Open PDF/A

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar