“Era o tipo de eu viver”: As relações entre Educação Ambiental e Etnoecologia em narrativas do Vale do Jati.

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“Era o tipo de eu viver”: As relações entre Educação Ambiental e Etnoecologia em narrativas do Vale do Jati.

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dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Codes, Davi Henrique Correia de
dc.contributor.author Ribeiro, Rafael da Luz
dc.date.accessioned 2018-12-12T14:02:17Z
dc.date.available 2018-12-12T14:02:17Z
dc.date.issued 2018-11-29
dc.identifier.uri https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/192362
dc.description TCC(graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências Biológicas. Biologia. pt_BR
dc.description.abstract Esta pesquisa buscou investigar os modos de perceber e se relacionar, junto ao ambiente, de antigos moradores do Vale do Jati. Através de visitas a campo, realizadas entre 2016 e 2018, utilizando entrevistas baseadas em história oral e registros em fotografias, buscou-se perceber e compreender como o ambiente está estabelecido sob o ponto de vista desses moradores rurais que ali vivem. Para a colheita das narrativas dos sujeitos, realizaram-se algumas visitas ao lugar com a finalidade de me aproximar mais dos seus elementos cotidianos, assim como, permaneci por um período de vivência no lugar, conversando com seus moradores mais antigos e ouvindo suas histórias e percepções. O meu histórico de vida no lugar já me indicava um conjunto de impactos e consequências advindas das mudanças socioambientais, e trazia-me questões sobre o que eu poderia, como futuro biólogo, professor e educador ambiental, fazer para entender a realidade que se demonstrava difícil e sofrida para os moradores dessa comunidade rural, motivando-me a realização da pesquisa junto aos moradores. Sendo assim, através de um compilado de informações geográficas, fotografias e histórias narradas colhidas, atirei-me na escuta atenta e investigativa e com isso pude ampliar a compreensão acerca do conhecimento popular sobre este ambiente, em que há tempos, antigos sujeitos vivem e realizam suas atividades, observam e interagem com a natureza, e consolidam-se assim, como sujeitos potentes e ativos na prática da educação ambiental. Por fim, o compartilhamento destes saberes de maneira coletiva, foi uma aposta de articulação e criação de uma rede de atuação pelo cuidado tanto da região quanto dos portadores dos saberes tradicionais dali, sujeitos ecológicos e principais responsáveis no processo de trans-formação e manutenção deste ambiente e de seus sentidos. pt_BR
dc.format.extent 74 f. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.publisher Florianópolis, SC. pt_BR
dc.rights Open Access en
dc.subject Educação Ambiental, História Oral; Etnoecologia, Saberes Populares; Narrativas. pt_BR
dc.title “Era o tipo de eu viver”: As relações entre Educação Ambiental e Etnoecologia em narrativas do Vale do Jati. pt_BR
dc.type TCCgrad pt_BR


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