A Prática como Componente Curricular e a escolha pela licenciatura nos cursos diurnos de Ciências Biológicas da UFSC

DSpace Repository

A- A A+

A Prática como Componente Curricular e a escolha pela licenciatura nos cursos diurnos de Ciências Biológicas da UFSC

Show simple item record

dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Lucio Ely Ribeiro, Silvério
dc.contributor.author Matheus D'avila, Schmitt
dc.date.accessioned 2018-12-10T19:50:47Z
dc.date.available 2018-12-10T19:50:47Z
dc.date.issued 2018-11-30
dc.identifier.uri https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/192270
dc.description TCC(graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências Biológicas. Biologia. pt_BR
dc.description.abstract A Prática como Componente Curricular (PCC) é uma disposição legal que visa melhorar a articulação entre a teoria e a prática na formação acadêmica de licenciandos, favorecer a transposição didática, a integração curricular, a reflexão sobre a ação docente, além de aproximar o licenciando da escola e da profissionalidade docente. Os cursos de licenciatura e bacharelado diurnos de Ciências Biológicas (CB) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) apresentam entrada comum e uma área básica de ingresso com disciplinas e componentes curriculares indistinguíveis até o 4º semestre da graduação, basicamente isso significa que o graduando entra nos cursos como se fossem um único e depois de concluir as disciplinas das fases mais iniciais decide pela formação que deseja seguir. Nestes cursos, a PCC está presente desde o semestre de ingresso e está distribuída em praticamente todas as suas fases e é considerada também como recurso que permite uma decisão mais segura pelo bacharelado ou licenciatura em função da vivência e reflexão das práticas pedagógicas antes da escolha por um determinado percurso formativo. Este trabalho buscou entender se a PCC influencia na escolha acadêmica pela licenciatura entre estudantes dos cursos diurnos de CB da UFSC e para isso foram aplicados questionários com formandos da licenciatura. Os dados trazem que, de maneira geral, a PCC não está entre os fatores de maior relevância para a escolha do curso de licenciatura e que, para a maioria dos entrevistados, ela não tem influência nesse processo de escolha por conta de seu desenvolvimento muitas vezes se dar numa situação de afastamento da realidade escolar, se direcionar para a produção de materiais de ensino, ser realizada de maneira pouco reflexiva e não crítica e/ou por conta do professor universitário não ter formação para trabalhar e explorar de maneira adequada esse componente do currículo. Os graduandos trazem que para que essa prática possa sensibilizar mais o graduando a escolher a licenciatura ela precisa estar menos distanciada da realidade escolar e permitir a reflexão e uma formação crítica e diversificada. pt_BR
dc.format.extent 94 f. pt_BR
dc.language.iso pt_BR pt_BR
dc.publisher Florianópolis, SC. pt_BR
dc.rights Open Access en
dc.subject Formação de professores pt_BR
dc.subject Escolha profissional pt_BR
dc.subject Currículo pt_BR
dc.subject Ensino Superior pt_BR
dc.title A Prática como Componente Curricular e a escolha pela licenciatura nos cursos diurnos de Ciências Biológicas da UFSC pt_BR
dc.type TCCgrad pt_BR


Files in this item

Files Size Format View Description
TCC - SCHMITT, M.D. VERSÃO FINAL.pdf 1.055Mb PDF View/Open Trabalho de Conclusão de Curso de Ciências Biológicas

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar