A Prática como Componente Curricular e a escolha pela licenciatura nos cursos diurnos de Ciências Biológicas da UFSC
Show simple item record
dc.contributor |
Universidade Federal de Santa Catarina |
pt_BR |
dc.contributor.advisor |
Lucio Ely Ribeiro, Silvério |
|
dc.contributor.author |
Matheus D'avila, Schmitt |
|
dc.date.accessioned |
2018-12-10T19:50:47Z |
|
dc.date.available |
2018-12-10T19:50:47Z |
|
dc.date.issued |
2018-11-30 |
|
dc.identifier.uri |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/192270 |
|
dc.description |
TCC(graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências Biológicas. Biologia. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
A Prática como Componente Curricular (PCC) é uma disposição legal que visa melhorar a articulação entre a teoria e a prática na formação acadêmica de licenciandos, favorecer a transposição didática, a integração curricular, a reflexão sobre a ação docente, além de aproximar o licenciando da escola e da profissionalidade docente. Os cursos de licenciatura e bacharelado diurnos de Ciências Biológicas (CB) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) apresentam entrada comum e uma área básica de ingresso com disciplinas e componentes curriculares indistinguíveis até o 4º semestre da graduação, basicamente isso significa que o graduando entra nos cursos como se fossem um único e depois de concluir as disciplinas das fases mais iniciais decide pela formação que deseja seguir. Nestes cursos, a PCC está presente desde o semestre de ingresso e está distribuída em praticamente todas as suas fases e é considerada também como recurso que permite uma decisão mais segura pelo bacharelado ou licenciatura em função da vivência e reflexão das práticas pedagógicas antes da escolha por um determinado percurso formativo. Este trabalho buscou entender se a PCC influencia na escolha acadêmica pela licenciatura entre estudantes dos cursos diurnos de CB da UFSC e para isso foram aplicados questionários com formandos da licenciatura. Os dados trazem que, de maneira geral, a PCC não está entre os fatores de maior relevância para a escolha do curso de licenciatura e que, para a maioria dos entrevistados, ela não tem influência nesse processo de escolha por conta de seu desenvolvimento muitas vezes se dar numa situação de afastamento da realidade escolar, se direcionar para a produção de materiais de ensino, ser realizada de maneira pouco reflexiva e não crítica e/ou por conta do professor universitário não ter formação para trabalhar e explorar de maneira adequada esse componente do currículo. Os graduandos trazem que para que essa prática possa sensibilizar mais o graduando a escolher a licenciatura ela precisa estar menos distanciada da realidade escolar e permitir a reflexão e uma formação crítica e diversificada. |
pt_BR |
dc.format.extent |
94 f. |
pt_BR |
dc.language.iso |
pt_BR |
pt_BR |
dc.publisher |
Florianópolis, SC. |
pt_BR |
dc.rights |
Open Access |
en |
dc.subject |
Formação de professores |
pt_BR |
dc.subject |
Escolha profissional |
pt_BR |
dc.subject |
Currículo |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino Superior |
pt_BR |
dc.title |
A Prática como Componente Curricular e a escolha pela licenciatura nos cursos diurnos de Ciências Biológicas da UFSC |
pt_BR |
dc.type |
TCCgrad |
pt_BR |
Files in this item
This item appears in the following Collection(s)
Show simple item record
Search DSpace
Browse
-
All of DSpace
-
This Collection
My Account
Statistics
Compartilhar