Investigando o uso de vídeos de Biologia no youtube por estudantes do Ensino Médio

DSpace Repository

A- A A+

Investigando o uso de vídeos de Biologia no youtube por estudantes do Ensino Médio

Show simple item record

dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Duso, Leandro
dc.contributor.author Melo, Maria Eduarda de
dc.date.accessioned 2018-12-10T19:39:04Z
dc.date.available 2018-12-10T19:39:04Z
dc.date.issued 2018-11-29
dc.identifier.uri https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/192268
dc.description TCC(graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências Biológicas. Biologia. pt_BR
dc.description.abstract Motivada pelas minhas vivências pessoais e trajetória acadêmica, bem como a falta de trabalhos que se debruçam sobre este tema, esta pesquisa se pautou em investigar a relação dos estudantes do Ensino Médio com os vídeos de Biologia disponíveis na plataforma youtube e como estes podem influenciar nos estudos e na aprendizagem autônoma. Atualmente, através das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação, alteramos a forma com que se busca e se processa as informações e como se dá a nossa comunicação. Os audiovisuais, dentro dessas novas tecnologias, apresentam um papel relevante aos estudantes, visto que apresentam uma nova linguagem para abordar as informações e incorporam elementos da cultura jovem. Esses estudantes, imersos nesse contexto, fazem usos dos vídeos como forma de entretenimento e estudo. Dessa forma, a fim de melhor elucidar as questões traçadas por esta pesquisa, realizou-se um um questionário com seis turmas de Ensino Médio do Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Santa Catarina, e posteriormente a realização de um grupo focal com um subgrupo de estudantes. A análise dos dados mostrou que os vídeos de Biologia disponíveis na plataforma youtube vem sendo buscados frequentemente pelos estudantes para o estudos dos conteúdos curriculares de Biologia, sendo o objetivo principal tirar boas notas nas avaliações. Além disso, existe um grupo seleto de canais que são os mais assistidos, estes, apresentam um enorme número de visualizações e inscrições bem como um modelo de aula bem semelhante, que reforça o tradicional, enquanto que vídeos com uma abordagem mais transversal dos conteúdos e que apresentam tempos mais longos, não são assistidos pela maioria dos estudantes. Então, esse cenário abriu para reflexões acerca dos limites que as aulas em vídeo que mais assistem apresentam em relação a aprendizagem significativa desses sujeitos, bem como as potencialidades frente aos vídeos transversais e a leitura crítica frente ao que assistem, valorizando uma aprendizagem autônoma. pt_BR
dc.description.abstract Motivated by my personal experiences and academic trajectory, and the absence of studies that focus on this topic, this research was based on investigating the relationship of high school students with the videos of Biology on Youtube and how these can influence the studies and autonomous learning of this students. Currently, through the Digital Technologies of Information and Communication, we changed the way information is searched and processed and how we communicate. Audiovisuals, within these new technologies, present a relevant role for students, because they present a new language to approach information and incorporate elements of youth culture. These students, submerged in this context, use the videos as a way of entertainment and study. Thus, to better elucidate the questions drawn by this research, a survey was made with six high school classes from the Colégio de Aplicação of the Federal University of Santa Catarina (UFSC), and later, was made a focal group with a subgroup of this students. The analysis of the data showed that the Biology videos available on the Youtube platform have been frequently searched by the students for the study of the curricular contents of Biology, being the main objective to get good grades in the evaluations. In addition, there is a select group of channels which are the most watched, these have a huge number of views and subscribes and have a similar classroom model that reinforces the traditional way, while videos with a more transversal approach for content and have longer times, are not visualized by most of students. So, this scenario has opened for reflections about the limits that the most watched video classes present in relation to the meaningful learning of these students, as well as the potentialities present in transversal videos and the critical reading of what they visualized, valuing an autonomous learning. pt_BR
dc.format.extent xx f. pt_BR
dc.language.iso pt_BR pt_BR
dc.publisher Florianópolis, SC. pt_BR
dc.rights Open Access en
dc.subject Vídeos, Youtube, Aprendizagem em Biologia, Canais de vídeo pt_BR
dc.title Investigando o uso de vídeos de Biologia no youtube por estudantes do Ensino Médio pt_BR
dc.type TCCgrad pt_BR


Files in this item

Files Size Format View Description
TCC Maria Eduarda CCB.pdf 1.289Mb PDF View/Open "TCC vídeos de Biologia no youtube"

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar