O corpo humano no livro didático de biologia e ciências: uma análise sobre suas representações
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dc.contributor |
Universidade Federal de Santa Catarina |
pt_BR |
dc.contributor.advisor |
Espíndola, Marina Bazzo de |
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dc.contributor.author |
Rocha-Lima, Ian Narciso |
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dc.date.accessioned |
2018-12-10T18:44:31Z |
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dc.date.available |
2018-12-10T18:44:31Z |
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dc.date.issued |
2018-11-27 |
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dc.identifier.uri |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/192256 |
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dc.description |
TCC(graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências Biológicas. Biologia. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
Este trabalho se dedicou a investigar quais corpos estão representados nas imagens de dez livros didáticos de Ciências e de Biologia (LDBC), aprovados pelo Plano Nacional do Livro Didático, com ano de publicação entre 2011 e 2017. Esta pesquisa está vinculado ao projeto “Conexão Escola-Mundo: espaços inovadores para formação cidadã”, que nasceu da constatação do aumento da intolerância, do discurso de ódio e da violência especialmente voltada às minorias no mundo contemporâneo, e que considera a escola o local privilegiado para a análise crítica e superação desta conjuntura. A análise das representações do corpo humano (RCH) foi feita de acordo com as categorias: raça, idade, peso, gênero e orientação sexual, a fim de identificar qual o perfil das RCH presentes nos LDBC. A partir da análise, identificou-se que, apesar da maior parcela composta de RCH brancos, a média dos LDBC teve 30,35% da amostra composta por RCH não-brancos. As RCH magros foram esmagadora maioria e as RCH gordos foram escassas mesmo nas figuras ilustrando o tema obesidade. RCH de crianças, pré-adolescentes e adolescentes teve presença significativa, mas a presença dos idosos foi rara. RCH de homens tiveram vantagem numérica sobre as de mulheres. As RCH de LGBQI só apareceram em dois LDBC e não houve RCH transgêneros. Os principais resultados apontam que existem diferenças ao longo do período cronológico amostrado. São visíveis alguns esforços em contemplar uma diversidade maior de RCH, no entanto o centramento na RCH brancos, masculinos, cisgêneros, magros, heteronormativos e adultos prevalece. A desconstrução dos padrões sociais dominantes no livro didático contribui para torná-lo mais inclusivo e potencialmente transformador de concepções preestabelecidas na sociedade. |
pt_BR |
dc.format.extent |
125 f. |
pt_BR |
dc.language.iso |
por |
pt_BR |
dc.publisher |
Florianópolis, SC. |
pt_BR |
dc.rights |
Open Access |
en |
dc.subject |
corpo |
pt_BR |
dc.subject |
livro |
pt_BR |
dc.subject |
didático |
pt_BR |
dc.subject |
representação |
pt_BR |
dc.subject |
humano |
pt_BR |
dc.title |
O corpo humano no livro didático de biologia e ciências: uma análise sobre suas representações |
pt_BR |
dc.type |
TCCgrad |
pt_BR |
dc.contributor.advisor-co |
Rosa, Ana Luiza Bazzo da |
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