O corpo humano no livro didático de biologia e ciências: uma análise sobre suas representações

DSpace Repository

A- A A+

O corpo humano no livro didático de biologia e ciências: uma análise sobre suas representações

Show simple item record

dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Espíndola, Marina Bazzo de
dc.contributor.author Rocha-Lima, Ian Narciso
dc.date.accessioned 2018-12-10T18:44:31Z
dc.date.available 2018-12-10T18:44:31Z
dc.date.issued 2018-11-27
dc.identifier.uri https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/192256
dc.description TCC(graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências Biológicas. Biologia. pt_BR
dc.description.abstract Este trabalho se dedicou a investigar quais corpos estão representados nas imagens de dez livros didáticos de Ciências e de Biologia (LDBC), aprovados pelo Plano Nacional do Livro Didático, com ano de publicação entre 2011 e 2017. Esta pesquisa está vinculado ao projeto “Conexão Escola-Mundo: espaços inovadores para formação cidadã”, que nasceu da constatação do aumento da intolerância, do discurso de ódio e da violência especialmente voltada às minorias no mundo contemporâneo, e que considera a escola o local privilegiado para a análise crítica e superação desta conjuntura. A análise das representações do corpo humano (RCH) foi feita de acordo com as categorias: raça, idade, peso, gênero e orientação sexual, a fim de identificar qual o perfil das RCH presentes nos LDBC. A partir da análise, identificou-se que, apesar da maior parcela composta de RCH brancos, a média dos LDBC teve 30,35% da amostra composta por RCH não-brancos. As RCH magros foram esmagadora maioria e as RCH gordos foram escassas mesmo nas figuras ilustrando o tema obesidade. RCH de crianças, pré-adolescentes e adolescentes teve presença significativa, mas a presença dos idosos foi rara. RCH de homens tiveram vantagem numérica sobre as de mulheres. As RCH de LGBQI só apareceram em dois LDBC e não houve RCH transgêneros. Os principais resultados apontam que existem diferenças ao longo do período cronológico amostrado. São visíveis alguns esforços em contemplar uma diversidade maior de RCH, no entanto o centramento na RCH brancos, masculinos, cisgêneros, magros, heteronormativos e adultos prevalece. A desconstrução dos padrões sociais dominantes no livro didático contribui para torná-lo mais inclusivo e potencialmente transformador de concepções preestabelecidas na sociedade. pt_BR
dc.format.extent 125 f. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.publisher Florianópolis, SC. pt_BR
dc.rights Open Access en
dc.subject corpo pt_BR
dc.subject livro pt_BR
dc.subject didático pt_BR
dc.subject representação pt_BR
dc.subject humano pt_BR
dc.title O corpo humano no livro didático de biologia e ciências: uma análise sobre suas representações pt_BR
dc.type TCCgrad pt_BR
dc.contributor.advisor-co Rosa, Ana Luiza Bazzo da


Files in this item

Files Size Format View Description
TCC - Ian Narciso Rocha Lima.pdf 1.882Mb PDF View/Open Trabalho de conclusão de curso

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar