Métodos de otimização para o problema de carpooling

DSpace Repository

A- A A+

Métodos de otimização para o problema de carpooling

Show simple item record

dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Taglialenha, Silvia Lopes de Sena
dc.contributor.author Bissoli, Natan
dc.date.accessioned 2018-12-06T13:30:25Z
dc.date.available 2018-12-06T13:30:25Z
dc.date.issued 2018-11-21
dc.identifier.uri https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/191966
dc.description TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Campus Joinville. Engenharia de Transportes e Logística. pt_BR
dc.description.abstract Neste trabalho propõe-se a aplicação de métodos de otimização para solução do problema de carpooling, no qual consiste em pessoas com destinos em comum que se locomovem juntas em veículos compartilhados. Apresenta-se modelos aproximados, heurística gulosa, meta heurística simulated annealing, variable neighborhood descent (VND) e variable neighborhood search (VNS), além de um modelo exato. Estes buscam maximizar a quantidade de usuários no sistema como passageiros. Leva-se em consideração as informações dos usuários, dentre elas quais são os proprietários de veículos, as janelas de tempo disponível para se alcançar o destino final de cada motorista, a capacidade de cada veículo e o tempo de início da viagem. Apresenta-se a formulação dos métodos utilizados bem como a aplicação de tais métodos para um problema com 66 usuários com destino à uma universidade. Os métodos apresentaram quais usuários são motoristas e quais são as caronas, bem como o trajeto que maximiza a quantidade de passageiros. Os métodos aproximados utilizados foram programados na linguagem de programação C/C++. Apresenta-se análises comparativas entre os métodos nos diferentes cenários propostos. Os métodos apresentam soluções satisfatórias para o problema de carpooling. pt_BR
dc.description.abstract This work proposes the application of optimization methods to solve the problem of carpooling, which consist of people with common destinations that move together in shared vehicles. We present approximate models, greedy heuristics, meta-heuristics simulated annealing, variable neighborhood descent (VND) and variable neighborhood search (VNS), in addition to an exact model, which seek to maximize the number of users in the system as passengers. Users' information is taken into account, including vehicle owners, windows of time available to reach the final destination of each driver, the capacity of each vehicle and the time of commencement of the trip. Presents the formulation of the methods used as well as the application of such methods to a problem with 66 users destined to a university. The methods presented which users are drivers and which are the rides, as well as the route that maximizes the number of passengers. The approximate methods used were programmed in the C / C ++ programming language. We present comparative analyzes between the different scenarios proposed. The methods present satisfactory solutions to the problem of carpooling. pt_BR
dc.format.extent 74 f. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.publisher Joinville, SC pt_BR
dc.subject Carpooling pt_BR
dc.subject Métodos heurísticos pt_BR
dc.subject Métodos de otimização pt_BR
dc.subject Mobilidade pt_BR
dc.title Métodos de otimização para o problema de carpooling pt_BR
dc.type TCCgrad pt_BR


Files in this item

Files Size Format View
TCC_Natan_Bisso ... izacao_Carpooling_2018.pdf 2.052Mb PDF View/Open

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar