Entendimento e ações de educadores frente a situações de urgência/emergência na escola
Show simple item record
dc.contributor |
Universidade Federal de Santa Catarina |
pt_BR |
dc.contributor.advisor |
Amadigi, Felipa Rafaela |
|
dc.contributor.author |
Ploêncio, Thaila Antunes |
|
dc.date.accessioned |
2018-11-19T22:58:19Z |
|
dc.date.available |
2018-11-19T22:58:19Z |
|
dc.date.issued |
2018-11-19 |
|
dc.identifier.uri |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/191334 |
|
dc.description |
TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências da Saúde. Enfermagem. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
O acidente é algo que acontece inerente à vontade humana. Acidentes no ambiente escolar são bastante frequentes, desta forma, é comum a necessidade do professor prestar os primeiros socorros aos alunos acidentados. Os primeiros socorros são os cuidados imediatos que devem ser prestados a uma pessoa, em que o estado físico põe em perigo a sua vida e tem como objetivo manter as funções vitais e evitar o agravamento de suas condições, aplicando medidas até a chegada de assistência. Quando realizados de forma inadequada, podem gerar sequelas para a vítima, ou até mesmo a morte. Atualmente, os professores não recebem treinamento de primeiros socorros durante sua graduação, o que gera incertezas quando necessitam prestar auxílio em casos de acidentes escolar. O presente estudo teve como objetivo conhecer como os educadores de uma escola municipal de Florianópolis – SC reagem diante de uma situação de urgência/emergência no cotidiano escolar. Participaram deste estudo 16 educadores de uma escola de Educação Básica do Norte de Florianópolis. A coleta de dados deu-se por questionário, como critério de exclusão foi utilizado educadores que estivessem de férias ou afastados. A análise de dados foi realizada a partir da técnica de análise de conteúdo de Bardin. Foram respeitados os aspectos éticos e legais seguindo a Resolução nº. 466/12 e nº. 510/16 do Conselho Nacional de Saúde e o projeto recebeu aprovação do Comitê de Ética sob o Parecer n. 2.572.279. Para análise, os dados foram organizados em três partes, sendo elas a caracterização dos participantes, as posturas adotadas em situações de urgência/emergência e os conhecimentos em primeiros socorros. Como resultado percebeu-se que a maior parte dos educadores nunca recebeu treinamento em primeiros socorros ou ocorreram a mais de dez anos e que as principais posturas dos educadores frente aos acidentes na escola é chamar o SAMU ou os pais das crianças acidentadas. Quanto aos conhecimentos em primeiros socorros, grande parte dos educadores desconhece as técnicas adequadas frente as situações de urgência/emergência, sendo os desmaios e hemorragias as situações em que apresentaram mais dificuldades em saber a conduta a ser tomada. Conclui-se que existe a necessidade dos docentes receberem treinamento em primeiros socorros. Destaca-se também a importância do Programa Saúde na Escola na detecção de fragilidades ou potencialidades no que se trata da saúde do escolar, cabendo a Equipe de Saúde da Família procurar estratégias para atuar em ambos os casos. Este estudo resultará em uma capacitação para os educadores participantes a ser realizada através do projeto de extensão “Conversando sobre saúde”. Como limitações, destaca-se a quantidade limitada de participantes do estudo, podendo ser expandida em novos estudos para mais escolas. Espera-se que ocorram novos estudos neste âmbito, visto que os primeiros socorros estão em constante atualização e as técnicas precisam ser conhecidas por todos. |
pt_BR |
dc.format.extent |
50 f. |
pt_BR |
dc.language.iso |
por |
pt_BR |
dc.publisher |
Florianópolis, SC |
pt_BR |
dc.subject |
Enfermagem |
pt_BR |
dc.subject |
Primeiros socorros |
pt_BR |
dc.subject |
Saúde escolar |
pt_BR |
dc.subject |
Atenção primária à saúde |
pt_BR |
dc.title |
Entendimento e ações de educadores frente a situações de urgência/emergência na escola |
pt_BR |
dc.type |
TCCgrad |
pt_BR |
Files in this item
This item appears in the following Collection(s)
Show simple item record
Search DSpace
Browse
-
All of DSpace
-
This Collection
My Account
Statistics
Compartilhar