Impacto das mídias sociais na mudança de hábitos de higiene bucal em escolares

DSpace Repository

A- A A+

Impacto das mídias sociais na mudança de hábitos de higiene bucal em escolares

Show simple item record

dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Vieira, Ricardo de Sousa
dc.contributor.author Sarwer-Foner, Sabrina Natasha Digiacomo
dc.date.accessioned 2018-11-08T18:24:04Z
dc.date.available 2018-11-08T18:24:04Z
dc.date.issued 2018-10-03
dc.identifier.uri https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/191198
dc.description TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências da Saúde. Odontologia. pt_BR
dc.description.abstract Objetivo: O objetivo desta pesquisa foi comparar o impacto entre o método de educação em saúde convencional e aliado ao método digital nos desfechos de higiene bucal. Métodos: Um ensaio clínico randomizado de prevenção, paralelo, com dois braços e duplo-cego envolveu 80 escolares, com idades entre 10 e 17 anos, matriculados no Colégio de Aplicação em Florianópolis, Brasil e seus responsáveis. Metade dos escolares foi randomicamente alocada no grupo controle (educação em saúde bucal convencional) e a outra metade, no grupo experimental (educação em saúde bucal convencional e WhatsApp). Dois avaliadores (Kappa>0,7) examinaram os escolares por meio dos índices IPV (índice de placa visível), ISG (índice de sangramento gengival) e CPO-D/ ceo-d (índice de dentes cariados, perdidos ou extraídos por cárie e obturados). Os hábitos de escovação dentária e uso do fio dental foram avaliados por questionário. O cegamento ocorreu para os examinadores e o estatístico. Os testes estatísticos Exato de Fisher, Qui-quadrado, U de Mann-Whitney, Wilcoxon para amostras pareadas e Teste do Sinal foram executados, considerando um nível de significância de 5%. Resultados: Participaram do grupo controle 37 escolares (3 excluídos por estarem utilizando aparelho ortodôntico fixo) e 40 do grupo experimental. Os dois grupos apresentaram uma redução de 30% do IPV (p<0,001) após as intervenções e o grupo experimental apresentou maior frequência do uso do fio dental (p=0,003) quando comparado ao grupo controle. O ISG não obteve resultados significativos. Conclusão: Métodos de educação em saúde bucal convencional e aliado ao digital tiveram um impacto positivo na redução do IPV e o uso de smartphones parece ser um meio efetivo para auxiliar na mudança de hábitos de higiene bucal em escolares. pt_BR
dc.description.abstract Objective: The aim of this study was to compare the impact between the conventional health education method and allied to the digital method on oral hygiene outcomes. Methods: A randomized prevention clinical trial, parallel, with two-arms, and double-blind involved 80 schoolchildren, whose ages ranged from 10 to 17 years old, which were enrolled in the School of Aplicação in Florianópolis, Brazil and their guardians. Half of the students were randomly placed in the control group (conventional oral health education) and the other half in the experimental group (conventional oral health education and WhatsApp). Two evaluators (Kappa>0.7) examined the students through the PI (plaque index), gingival bleeding index, DMFT index (decay, missing, filled in permanent teeth), and dmft index (decay, missing, filled in deciduous teeth). Toothbrushing and flossing habits were evaluated through questionnaire. The examiners and statistician were blinded. The statistical tests Fisher´s exact test, Chi-squared test, Mann-Whitney U test, and Wilcoxon for paired samples and the Sign test were executed considering a significance level of 5%. Results: 37 students participated in the control group (3 excluded for the use of fixed orthodontic appliances) and 40 in the experimental group. Both groups presented a 30% reduction of the PI (p<0,001) after the interventions and the experimental group showed more frequency of flossing habits (p=0,003) when compared do the control group. The gingival bleeding index didn´t obtain significant results. Conclusion: Conventional and allied to digital oral health education methods had positive impact on the reduction of the PI and the use of smartphones seems to be an effective auxiliary resource on oral hygiene education in schoolchildren. pt_BR
dc.format.extent 35 f. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.publisher Florianópolis. SC pt_BR
dc.subject Cárie Dentária pt_BR
dc.subject Gengivite pt_BR
dc.subject Placa Dentária pt_BR
dc.subject Educação em Saúde pt_BR
dc.subject Smartphone pt_BR
dc.subject Criança pt_BR
dc.title Impacto das mídias sociais na mudança de hábitos de higiene bucal em escolares pt_BR
dc.type TCCgrad pt_BR
dc.contributor.advisor-co Borges, Jéssica Copetti Barasuol


Files in this item

Files Size Format View
TCC BU FINAL.pdf 1.579Mb PDF View/Open

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar