dc.contributor |
Universidade Federal de Santa Catarina |
|
dc.contributor.advisor |
Forcellini, Fernando Antonio |
|
dc.contributor.author |
Muraro, Caren Fernanda |
|
dc.date.accessioned |
2018-11-07T03:05:07Z |
|
dc.date.available |
2018-11-07T03:05:07Z |
|
dc.date.issued |
2018 |
|
dc.identifier.other |
355369 |
|
dc.identifier.uri |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/191140 |
|
dc.description |
Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico, Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção, Florianópolis, 2018. |
|
dc.description.abstract |
As altas taxas de internação das doenças categorizadas como evitáveis levantam um alerta quanto à qualidade dos serviços de Atenção Primária à Saúde. O trabalho dos Agentes de Saúde tem impacto direto nessa qualidade, pois são os profissionais que reúnem dados da população e levam para as equipes da Estratégia Saúde da Família. Assim sendo, é apresentado como objetivo principal a proposta de um modelo de para o processo de serviço dos ACS. Para alcançar este objetivo a tese foi estruturada metodologicamente em quatro etapas. Na primeira etapa foi realizada busca sistemática da literatura. Na segunda etapa foi utilizado o método de pesquisa qualitativa em estudo de casos múltiplos. Na terceira etapa, para identificar a quantificação de desperdício de tempo nos processos utilizou-se o método de mapeamento de fluxo de valor. Para verificar a recorrência dos problemas diagnosticados entre os casos e categorizá-los em possíveis causas, foi utilizado o método de análise de conteúdo. Como resultado foram identificados 19 problemas recorrentes entre os casos avaliados, que apontaram para quatro possíveis causas. Assim sendo, evidenciando um desalinhamento do que é proposto pelos órgãos de saúde atualmente ao que está ocorrendo na prática. Por fim, na quarta etapa, como propostas de modelo foram construídos mapas de fluxo de valor que representam um estado futuro do processo de serviço dos ACS. Esta tese contribui, por apresentar melhorias no processo de serviço investigado em três dimensões: soluções com menor custo, custo intermediário e custo maior, porém com tecnologia avançada. As atividades propostas nos modelos ajudam os profissionais a seguir as atribuições estabelecidas pelos orgãos de saúde, proporcinando melhor desempenho no trabalho e aumento do número de visitas domiciliares mensais. Acredita-se que por se tratar de um estudo diferenciado por utilizar o método de mapeamento de fluxo no setor no processo de serviço dos agentes de saúde, esta pesquisa amplia a fronteira do conhecimento existente, tornando-se base para outras pesquisas. |
|
dc.description.abstract |
Abstract : The high hospitalization rates of patients suffering from preventable diseases raise a warning flag as to the quality of Primary Health Care services. The work done by Health Agents has a direct impact on this quality because they are the professionals who gather data from the population and bring it to the Family Health Strategy teams, the main purpose of this thesis is to present a model proposal for the Health Agents work process. In order to achieve this goal, the thesis was methodologically structured into four steps. In the first step, a systematic literature search was carried out. In the second step, a multiple cases study qualitative research method was applied. In the third step, the value flow mapping method was applied so as to identify and quantify the amount of time wasted in the process. To identify the reoccurrence of the problems detected in the cases and to categorize them into possible causes, the content analysis method was utilized. As a result, 19 reoccurring problems were identified amongst the cases assessed leading to 4 possible causes. The study results clearly showed a misalignment between what is proposed by the Public Health Ministry and what is actually happening. Finally, in the fourth step, value flow maps were built as model proposals showing a possible future scenario health agents service process. Some contributions brought by this thesis, are improvements in the service process as well as high, intermediate and low cost advanced technology solutions. The activities proposed in the models help professionals follow the guidelines established by the Public Health Ministry, which leads to better work performance and even an increase in the number of monthly home visits. Furthermore, due to the fact that this is an innovative study in the use of the flow mapping method to gauge Health Agents service performance, it not only extends the boundaries of current knowledge but it can also be used as basis for other researches. |
en |
dc.format.extent |
191 p.| il., gráfs. |
|
dc.language.iso |
por |
|
dc.subject.classification |
Engenharia de produção |
|
dc.subject.classification |
Agentes comunitários de saúde |
|
dc.subject.classification |
Atenção Primária à Saúde |
|
dc.subject.classification |
Família |
|
dc.subject.classification |
Saúde pública |
|
dc.title |
Proposta de modelo para o processo de serviço do agente comunitário de saúde |
|
dc.type |
Tese (Doutorado) |
|
dc.contributor.advisor-co |
Ferreira, Marcelo Gitirana Gomes |
|