A IMPLANTAÇÃO DA DISCIPLINA DE PRÉ-CÁLCULO COMO POLÍTICA PEDAGÓGICA DE PERMANÊNCIA NOS CURSOS DE GRADUAÇÃO DO CENTRO TECNOLÓGICO DA UFSC

DSpace Repository

A- A A+

A IMPLANTAÇÃO DA DISCIPLINA DE PRÉ-CÁLCULO COMO POLÍTICA PEDAGÓGICA DE PERMANÊNCIA NOS CURSOS DE GRADUAÇÃO DO CENTRO TECNOLÓGICO DA UFSC

Show simple item record

dc.contributor.author BELLETTINI, MAYARA TEODORO
dc.contributor.author SOUZA, STEFANI DE
dc.date.accessioned 2018-10-17T20:36:33Z
dc.date.available 2018-10-17T20:36:33Z
dc.date.issued 2018-10-24
dc.identifier.uri https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/190609
dc.description.abstract Questões como reprovação e retenção nos cursos de graduação tornaram-se mais expressivas nas últimas décadas. As universidades vêm buscando alternativas que possibilitem atenuar dificuldades e, assim, reduzir esses índices. Na UFSC, as disciplinas de Cálculo apresentam elevados índices de reprovação e evasão na área de Ciências Exatas. Dessa forma, este trabalho teve o intuito de conhecer o processo de implantação da disciplina de Pré-cálculo como forma de política pedagógica de apoio à permanência nos cursos do Centro Tecnológico da UFSC. Foi realizada uma investigação qualitativa, descritiva e exploratória, caracterizada como ex post facto, que teve seus dados coletados por meios bibliográficos e documentais. Verificou-se que a disciplina de Pré-Cálculo compreende-se no projeto de reestruturação das disciplinas oferecidas pelo Departamento de Matemática (MTM/CFM), com vistas à melhoria e modernização do ensino da Matemática na Instituição. A iniciativa vai ao encontro do que postula o PNAES e está no escopo do Programa Institucional de Apoio Pedagógico aos Estudantes (PIAPE) da UFSC. Assim, é possível inferir que a implantação da disciplina colabora como política de apoio pedagógico com vistas à redução nos índices de reprovação e contribuição para a permanência e sucesso na conclusão da formação de discentes. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.publisher INPEAU/UFSC pt_BR
dc.title A IMPLANTAÇÃO DA DISCIPLINA DE PRÉ-CÁLCULO COMO POLÍTICA PEDAGÓGICA DE PERMANÊNCIA NOS CURSOS DE GRADUAÇÃO DO CENTRO TECNOLÓGICO DA UFSC pt_BR
dc.type Article pt_BR


Files in this item

Files Size Format View
101_00160.pdf 632.7Kb PDF View/Open

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar