INTELIGÊNCIA EMOCIONAL E QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO DOS DOCENTES DE INSTITUIÇÕES FEDERAIS DE ENSINO SUPERIOR NO BRASIL

DSpace Repository

A- A A+

INTELIGÊNCIA EMOCIONAL E QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO DOS DOCENTES DE INSTITUIÇÕES FEDERAIS DE ENSINO SUPERIOR NO BRASIL

Show simple item record

dc.contributor.author Boas, Ana Alice Vilas
dc.contributor.author Morin, Estelle M.
dc.date.accessioned 2018-10-16T15:23:50Z
dc.date.available 2018-10-16T15:23:50Z
dc.date.issued 2018-10-24
dc.identifier.isbn 978-85-68618-05-9
dc.identifier.uri https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/190527
dc.description.abstract As pessoas veem priorizando, cada dia mais, a qualidade de vida nos mais diversos locais de trabalho. A qualidade de vida no trabalho (QVT) pode ser analisada a partir de alguns indicadores e fatores que ajudam a avaliar o ambiente de trabalho e as pessoas que nele atuam. Além disso, as características pessoais também interferem no nível de percepção de QVT. Neste contexto, o presente artigo tem como objetivo analisar a inteligência emocional (IE) e os fatores de Qualidade de Vida no Trabalho de docentes de instituições federais de ensino superior do Brasil. Os dados foram coletados através de um questionário composto de escalas para identificar algumas variáveis de diferenças individuais e os fatores de QVT. O instrumento de pesquisa foi enviado via Survey Monkey aos professores universitários de dezesseis instituições federais ensino superior das regiões Sudeste, Centro-Oeste e Distrito Federal. Depois de baixados, os dados foram analisados através do software SPSS versão 21. Após a análise percebe-se que a IE pode ser analisada a partir de 5 componentes bem-estar, auto-controle, emocionalidade, sociabilidade e reconhecimento de emoções. Observou-se que existem correlações significativas entre a Inteligência Emocional e os fatores de QVT. Além disso, existem relações significativas entre os eventos marcantes, a IE e os fatores de QVT. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.publisher INPEAU/UFSC pt_BR
dc.title INTELIGÊNCIA EMOCIONAL E QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO DOS DOCENTES DE INSTITUIÇÕES FEDERAIS DE ENSINO SUPERIOR NO BRASIL pt_BR
dc.type Article pt_BR


Files in this item

Files Size Format View
101_00065.pdf 1.128Mb PDF View/Open

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar