A ERA ATUAL E A GESTÃO DO CONHECIMENTO NO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM COM USO DAS TICs

DSpace Repository

A- A A+

A ERA ATUAL E A GESTÃO DO CONHECIMENTO NO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM COM USO DAS TICs

Show simple item record

dc.contributor.author STALOCH, RUBENS
dc.contributor.author BORBA NETO, GABRIEL DE
dc.date.accessioned 2018-10-16T15:12:49Z
dc.date.available 2018-10-16T15:12:49Z
dc.date.issued 2018-10-24
dc.identifier.isbn 978-85-68618-05-9
dc.identifier.uri https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/190524
dc.description.abstract O presente trabalho tem como objetivo perfazer uma reflexão sobre a seguinte problemática: pensando em inovações tecnológicas, como é possível utilizar as Tecnologias da Informacão e Comunicação (TICs) visando maximizar o processo ensino-aprendizagem? Para tanto, inicialmente se recorreu a diferentes bases epistemológicas para entender o contexto educacional à construção de Propostas Pedagógicas, correlacionando com a era atual em que se vive [período técnico-científico-informacional (SANTOS, 1994)] e a Teoria Ator-Rede (LATOUR, 2000; 2012). Se trata de uma pesquisa qualitativa, descritiva, bibliográfica e com observação em estudos de caso, a partir dos quais, foram elencados diferentes exemplos para o uso das TICs aplicadas ao processo ensino-aprendizagem e gestão do conhecimento. Como resultados, se pode destacar que: i) é fundamental há sensibilização dos docentes para que compreendam sua significância “mediadora” no processo ensino-aprendizagem, sobretudo, no contexto com o uso e aplicação das TICs; ii) compreensão das potencialidade e limites das TICs; iii) as TICs devem ser o meio e não o fim. Ainda, se destaca a necessidade de integração entre instituição, docente e discente. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.publisher INPEAU/UFSC pt_BR
dc.title A ERA ATUAL E A GESTÃO DO CONHECIMENTO NO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM COM USO DAS TICs pt_BR
dc.type Article pt_BR


Files in this item

Files Size Format View
101_00058.pdf 1.038Mb PDF View/Open

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar