A FORMAÇÃO DO ARQUITETO E URBANISTA: CASO DA REFORMA CURRICULAR DO CURSO DE ARQUITETURA E URBANISMO DA UNIVERSIDADE DE PASSO FUNDO

DSpace Repository

A- A A+

A FORMAÇÃO DO ARQUITETO E URBANISTA: CASO DA REFORMA CURRICULAR DO CURSO DE ARQUITETURA E URBANISMO DA UNIVERSIDADE DE PASSO FUNDO

Show simple item record

dc.contributor.author Szilagyi, Carlos Leonardo Sgari
dc.contributor.author Dias, Maria Ângela
dc.contributor.author Sgari, Rosani
dc.date.accessioned 2018-10-16T13:51:58Z
dc.date.available 2018-10-16T13:51:58Z
dc.date.issued 2018-10-24
dc.identifier.isbn 978-85-68618-05-9
dc.identifier.uri https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/190485
dc.description.abstract Este artigo tem o objetivo de apresentar o processo de reforma do Plano Pedagógico de Curso do curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de Passo Fundo ocorrido em 2016 e as diferenças nas disciplinas, carga horária e perfil profissional a formar em relação ao currículo anterior. Para isso comparou-se as estruturas dos currículos da Universidade de Passo Fundo e da Universidade Federal do Rio de Janeiro e sua relação com os campos do saber descritos na Diretriz Curricular Nacional. Como resultado encontramos uma reconfiguração pautada na tentativa de integralização de conteúdos fundamentados na ótica do projeto, com poucas horas de trabalho para áreas como planejamento urbano e regional, meio ambiente, técnicas retrospectivas e topografia. Conclui-se que em ambas universidades, a construção do profissional ainda é pautada para o trabalho em projeto de arquitetura, urbanismo e paisagismo que, por si só não dá conta da formação do profissional com perfil generalista, apto a trabalhar em todos os campos de atuação da profissão, sendo capaz de transformar o ambiente construído de forma positiva e em acordo com as necessidades do século XXI. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.publisher INPEAU/UFSC pt_BR
dc.title A FORMAÇÃO DO ARQUITETO E URBANISTA: CASO DA REFORMA CURRICULAR DO CURSO DE ARQUITETURA E URBANISMO DA UNIVERSIDADE DE PASSO FUNDO pt_BR
dc.type Article pt_BR


Files in this item

Files Size Format View
101_00015.pdf 1.040Mb PDF View/Open

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar