REFERENCIAL ESTRATÉGICO PARA A INTERNACIONALIZAÇÃO DO CAMPUS FLORIANÓPOLIS-CONTINENTE DO INSTITUTO FEDERAL DE SANTA CATARINA

DSpace Repository

A- A A+

REFERENCIAL ESTRATÉGICO PARA A INTERNACIONALIZAÇÃO DO CAMPUS FLORIANÓPOLIS-CONTINENTE DO INSTITUTO FEDERAL DE SANTA CATARINA

Show simple item record

dc.contributor.author Coelho, Camila Paim Veran
dc.contributor.author Stallivieri, Luciane
dc.date.accessioned 2018-10-16T13:35:11Z
dc.date.available 2018-10-16T13:35:11Z
dc.date.issued 2018-10-24
dc.identifier.isbn 978-85-68618-05-9
dc.identifier.uri https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/190475
dc.description.abstract Este artigo visa apresentar a análise do processo de internacionalização do campus Florianópolis-Continente (CTE) do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC), por meio de uma abordagem qualitativa de estudo de caso, com a intenção de propor um referencial estratégico para o processo de internacionalização da Instituição. As técnicas e instrumentos de coleta de dados utilizados foram entrevistas semiestruturadas e documentos institucionais. Os dados foram analisados pelo método interpretativo de Triviños (1987). Os temas norteadores da pesquisa foram: internacionalização do ensino superior, modelos de gestão da internacionalização, e ações estratégicas de internacionalização, com base nos autores Rudzki (1998), Sebastián (2004), Knight e De Wit (2007), Stallivieri (2009), e Santos e Almeida Filho (2012). Conclui-se que o CTE já possui ações voltadas a internacionalização, porém realizadas de forma não estruturada, carecendo de um planejamento para transformar a realidade da Instituição. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.publisher INPEAU/UFSC pt_BR
dc.title REFERENCIAL ESTRATÉGICO PARA A INTERNACIONALIZAÇÃO DO CAMPUS FLORIANÓPOLIS-CONTINENTE DO INSTITUTO FEDERAL DE SANTA CATARINA pt_BR
dc.type Article pt_BR


Files in this item

Files Size Format View
101_00123.pdf 687.2Kb PDF View/Open

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar