REGULAMENTAÇÃO DA OFERTA DE DISCIPLINAS EAD EM 20% DA CARGA HORÁRIA TOTAL DOS CURSOS PRESENCIAIS E A VIRTUALIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR

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REGULAMENTAÇÃO DA OFERTA DE DISCIPLINAS EAD EM 20% DA CARGA HORÁRIA TOTAL DOS CURSOS PRESENCIAIS E A VIRTUALIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR

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dc.contributor.author TEIXEIRA, TATIANI FERNANDES
dc.contributor.author FERREIRA, ELIANE DUARTE
dc.contributor.author MICHELS, EMILLIE
dc.date.accessioned 2018-10-16T13:28:13Z
dc.date.available 2018-10-16T13:28:13Z
dc.date.issued 2018-10-24
dc.identifier.isbn 978-85-68618-05-9
dc.identifier.uri https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/190472
dc.description.abstract O presente texto é um recorte da dissertação de mestrado intitulada “O perfil docente nas disciplinas a distância em cursos de graduação presenciais”. Sua finalidade é analisar a regulamentação da oferta de disciplinas a distância em 20% da carga horária total dos cursos presenciais, e concomitantemente, a virtualização da educação superior. A metodologia utilizada se constitui de revisão de literatura e legislação, especialmente, as Portarias nº 2.253/2001, nº 4.059/2004 e nº 1.134/2016 que sequencialmente oficializam a possiblidade de oferta de disciplinas na modalidade a distância em 20% da carga horária total dos cursos regulares das IES no Brasil. Apresenta-se uma análise das implicações que essas portarias provocam no Ensino Superior, e o que se constata é que as substituições que ocorreram ao longo do tempo de uma norma pela outra, na regulamentação da convergência das modalidades presencial e a distância, tendencionam à virtualização da Educação Superior. Entende-se esse fenômeno de convergência presencial-virtual como uma política pública do governo no atendimento às expectativas e necessidades dos atores que compõe o Ensino Superior no Brasil, e para isso, apresenta cada vez mais facilidades e incentivos às IES à ampliação da oferta de 20% a Distância em seus cursos de graduação presenciais. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.publisher INPEAU/UFSC pt_BR
dc.title REGULAMENTAÇÃO DA OFERTA DE DISCIPLINAS EAD EM 20% DA CARGA HORÁRIA TOTAL DOS CURSOS PRESENCIAIS E A VIRTUALIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR pt_BR
dc.type Article pt_BR


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