REGULAMENTAÇÃO DA OFERTA DE DISCIPLINAS EAD EM 20% DA CARGA HORÁRIA TOTAL DOS CURSOS PRESENCIAIS E A VIRTUALIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR
Show simple item record
dc.contributor.author |
TEIXEIRA, TATIANI FERNANDES |
|
dc.contributor.author |
FERREIRA, ELIANE DUARTE |
|
dc.contributor.author |
MICHELS, EMILLIE |
|
dc.date.accessioned |
2018-10-16T13:28:13Z |
|
dc.date.available |
2018-10-16T13:28:13Z |
|
dc.date.issued |
2018-10-24 |
|
dc.identifier.isbn |
978-85-68618-05-9 |
|
dc.identifier.uri |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/190472 |
|
dc.description.abstract |
O presente texto é um recorte da dissertação de mestrado intitulada “O perfil docente nas disciplinas a distância em cursos de graduação presenciais”. Sua finalidade é analisar a regulamentação da oferta de disciplinas a distância em 20% da carga horária total dos cursos presenciais, e concomitantemente, a virtualização da educação superior. A metodologia utilizada se constitui de revisão de literatura e legislação, especialmente, as Portarias nº 2.253/2001, nº 4.059/2004 e nº 1.134/2016 que sequencialmente oficializam a possiblidade de oferta de disciplinas na modalidade a distância em 20% da carga horária total dos cursos regulares das IES no Brasil. Apresenta-se uma análise das implicações que essas portarias provocam no Ensino Superior, e o que se constata é que as substituições que ocorreram ao longo do tempo de uma norma pela outra, na regulamentação da convergência das modalidades presencial e a distância, tendencionam à virtualização da Educação Superior. Entende-se esse fenômeno de convergência presencial-virtual como uma política pública do governo no atendimento às expectativas e necessidades dos atores que compõe o Ensino Superior no Brasil, e para isso, apresenta cada vez mais facilidades e incentivos às IES à ampliação da oferta de 20% a Distância em seus cursos de graduação presenciais. |
pt_BR |
dc.language.iso |
por |
pt_BR |
dc.publisher |
INPEAU/UFSC |
pt_BR |
dc.title |
REGULAMENTAÇÃO DA OFERTA DE DISCIPLINAS EAD EM 20% DA CARGA HORÁRIA TOTAL DOS CURSOS PRESENCIAIS E A VIRTUALIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR |
pt_BR |
dc.type |
Article |
pt_BR |
Files in this item
This item appears in the following Collection(s)
Show simple item record
Search DSpace
Browse
-
All of DSpace
-
This Collection
My Account
Statistics
Compartilhar