O movimento da matemática moderna em escolas técnicas industriais do Brasil e de Portugal: impactos na cultura escolar

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O movimento da matemática moderna em escolas técnicas industriais do Brasil e de Portugal: impactos na cultura escolar

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dc.contributor.author Novaes, Barbara Winiarski Diesel
dc.date.accessioned 2018-09-19T01:59:43Z
dc.date.available 2018-09-19T01:59:43Z
dc.date.issued 2012-04-25
dc.identifier.citation NOVAES, Barbara Winiarski Diesel; PINTO, Neuza Bertoni. O movimento da matemática moderna em escolas técnicas industriais do Brasil e de Portugal: impactos na cultura escolar. 2012. 235 f. Tese (Doutorado) - Pontifícia Universidade Católica do Paraná, Curitiba, 2012. pt_BR
dc.identifier.uri https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/189998
dc.description O movimento da matemática moderna em escolas técnicas industriais do Brasil e de Portugal :impactos na cultura escolar; Orientadora, Neuza Bertoni Pinto; 1. Movimento da matemática moderna 2. Cultura escolar 3. Ensino técnico 4. Estudo histórico comparativo. pt_BR
dc.description.abstract Alicerçado na história cultural (Certeau, 1982, 2011; Chartier, 1988, 2006, 2007; Ginzburg, 1989) e almejando contribuir para a escrita da História da Educação Matemática do Brasil (Pinto, 2006b, 2007, 2009a, 2009b; Valente, 2003, 2004, 2006, 2007; Burigo, 1990) e de Portugal (Matos, 2007, 2009, 2010 ; Guimarães, 2007), pela via da história da cultura escolar e história das disciplinas escolares (Julia, 2001; Chervel, 1990 ; Vidal, 2005a, 2005b ; Viñao, 2001, 2008), este trabalho objetivou compreender comparativamente (Nóvoa, 2009; Detienne, 2000, 2008), nas décadas de 1960 e 1970, os impactos do Movimento da Matemática Moderna (MMM) na cultura escolar do ensino técnico industrial no Brasil (Cunha, 1977, 2000; Romanelli, 1982; Kuenzer, 1989) e em Portugal (Carvalho, 2008; Franco, 2004; Grácio, 1986). As fontes históricas foram constituídas a partir dos arquivos escolares da Escola Técnica Federal do Paraná (Brasil) e da Escola Industrial Marquês de Pombal (Portugal) e também por depoimentos de agentes escolares do período histórico analisado. As análises mostram que no período delimitado ocorreu uma forte circulação de idéias matemáticas e uma busca pela valorização docente entre os professores do ensino técnico em Portugal. Na Escola Técnica Federal do Paraná, o MMM teve, no período estudado, uma repercussão menos intensa na cultura escolar, indicando que a pedagogia por objetivos reforçou as práticas centralizadoras, a permanência dos programas tradicionais de Matemática, o controle do processo de ensino, dando pouco espaço para a modernização da disciplina e para a autonomia docente. Através do estudo da matemática escolar durante o período do MMM foi possível observar os impactos na cultura escolar em escolas técnicas industriais no Brasil e em Portugal. O estudo conclui que no Brasil, ocorreu uma revolução de métodos, vinda do tecnicismo (EUA) que não deu lugar às transformações de conteúdos, resultando numa modernização conservadora. Em Portugal, o estudo destacou: uma revolução na política educacional, a unificação do ensino técnico com o liceal, a criação do ciclo preparatório do ensino secundário, em síntese, uma modernização progressista. pt_BR
dc.language.iso pt_BR pt_BR
dc.subject Movimento da matemática moderna pt_BR
dc.subject Cultura escolar pt_BR
dc.subject Ensino técnico pt_BR
dc.subject Estudo histórico-comparativo pt_BR
dc.title O movimento da matemática moderna em escolas técnicas industriais do Brasil e de Portugal: impactos na cultura escolar pt_BR
dc.type Thesis pt_BR


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