A Lei 10639/03 e seus desdobramentos na formação da identidade negra entre os estudantes da Escola de Educação Básica Leonor de Barros em Florianópolis - SC
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dc.contributor |
Universidade Federal de Santa Catarina |
pt_BR |
dc.contributor.advisor |
Mick, Jacques |
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dc.contributor.author |
Luís Pereira, Fábio |
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dc.date.accessioned |
2018-08-22T18:11:33Z |
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dc.date.available |
2018-08-22T18:11:33Z |
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dc.date.issued |
2018-07 |
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dc.identifier.uri |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/189279 |
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dc.description |
TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Curso de Ciências Sociais. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
O presente trabalho analisa os índices de autodeclaração racial entre os estudantes negros da Escola de Educação Básica Leonor de Barros na cidade de Florianópolis após a implementação da Lei 10639/03, e inves-tiga a percepção dos estudantes desta escola com relação aos conteúdos da referida lei. Para execução da pesquisa optamos pela revisão biblio-gráfica aliada à aplicação de um questionário semiestruturado para os estudantes do ensino médio da escola, somadas à heteroatribuição racial feita pelo próprio pesquisador, além de entrevistas com os gestores es-colares e os professores de história e sociologia. Visto que desde a cons-tituição inicial de nosso país os africanos e afrodescendentes foram vis-tos como sujeitos inferiores e desqualificados, ideias apoiadas em teori-as raciais – séculos XVIII e XIX – que obtiveram alcance na sociedade brasileira. A ideologia de branqueamento da população brasileira foi uma medida adotada por parte das elites intelectuais e políticas do país visando eliminar o contingente negro da população, que gera conflitos identitários ainda nos dias de hoje. Mobilizações de movimentos e mili-tantes negros foram atos contínuos a partir da abolição, a educação sempre foi uma das principais pautas de reivindicação, fundamentais para busca de melhores condições na desigual estrutura social brasileira, foram necessárias superar inúmeras barreiras até a implementação da lei 10639/03. Foi possível verificar ampla aceitação dos estudantes em relação aos conteúdos de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana, porém o índice de estudantes que se autodeclaram negros foi abaixo das proporções de pretos e pardos observados pelo pesquisador. |
pt_BR |
dc.format.extent |
57 f. |
pt_BR |
dc.language.iso |
pt_BR |
pt_BR |
dc.publisher |
Florianópolis |
pt_BR |
dc.subject |
Lei 10639/03. |
pt_BR |
dc.subject |
Autodeclaração Racial. |
pt_BR |
dc.subject |
Educação. |
pt_BR |
dc.subject |
Identidade Negra. |
pt_BR |
dc.title |
A Lei 10639/03 e seus desdobramentos na formação da identidade negra entre os estudantes da Escola de Educação Básica Leonor de Barros em Florianópolis - SC |
pt_BR |
dc.type |
TCCgrad |
pt_BR |
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