Habilitação em licenciatura e bacharelado em Ciências Sociais na Universidade Federal de Santa Catarina: interpretações e sentidos das escolhas de itinerário formativo
Show simple item record
dc.contributor |
Universidade Federal de Santa Catarina |
pt_BR |
dc.contributor.advisor |
Vilar Bonaldi, Eduardo |
|
dc.contributor.author |
Finger Stresser, Caroline |
|
dc.date.accessioned |
2018-08-21T19:04:01Z |
|
dc.date.available |
2018-08-21T19:04:01Z |
|
dc.date.issued |
2018-06-29 |
|
dc.identifier.uri |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/189225 |
|
dc.description |
TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Curso de Ciências Sociais. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
O presente trabalho teve como objetivo compreender como os agentes tendem a interpretar seu próprio curso e como eles dotam de sentido suas escolhas e habilitações no curso de Ciências Sociais. A análise também se voltou para, a partir das entrevistas, reconstruir as trajetórias de socialização e de escolarização dos alunos entrevistados. A pesquisa também foi voltada a observar a representação dos agentes em relação ao bacharelado e a licenciatura e suas diferenças. Foram utilizadas três abordagens diferentes: uma análise dos dados socioeconômico dos alunos da licenciatura e do bacharelado disponibilizados pela COPERVE, quatro entrevistas em profundidade com alunos do curso, bem como uma observação participante do ambiente universitário. Foi possível concluir que todos os indicadores relacionados a posições desprivilegiadas socialmente são maiores na categoria “alunos da licenciatura”. A maioria deles estudou em escolas públicas, uma maior porcentagem deles (comparado ao bacharelado) estudou no período noturno, também uma menor porcentagem deles frequentou cursinhos pré-vestibulares. A partir disso, podemos concluir que os alunos do curso de ciências sociais da UFSC que ocupam uma posição desprivilegiada, seja por origem familiar, trajetória educacional, raça e gênero tendem a escolher pelo itinerário formativo também desprivilegiado socialmente, no caso a licenciatura. Existe uma homologia entre características socioeconômicas e culturais, de um lado, e as escolhas e os destinos educacionais, de outro. Palavras-chave: Ciências |
pt_BR |
dc.format.extent |
83 f. |
pt_BR |
dc.language.iso |
por |
pt_BR |
dc.publisher |
Florianópolis |
pt_BR |
dc.subject |
Ciências Sociais. |
pt_BR |
dc.subject |
Licenciatura. |
pt_BR |
dc.subject |
Bacharelado. |
pt_BR |
dc.title |
Habilitação em licenciatura e bacharelado em Ciências Sociais na Universidade Federal de Santa Catarina: interpretações e sentidos das escolhas de itinerário formativo |
pt_BR |
dc.type |
TCCgrad |
pt_BR |
Files in this item
This item appears in the following Collection(s)
Show simple item record
Search DSpace
Browse
-
All of DSpace
-
This Collection
My Account
Statistics
Compartilhar