Habilitação em licenciatura e bacharelado em Ciências Sociais na Universidade Federal de Santa Catarina: interpretações e sentidos das escolhas de itinerário formativo

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Habilitação em licenciatura e bacharelado em Ciências Sociais na Universidade Federal de Santa Catarina: interpretações e sentidos das escolhas de itinerário formativo

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dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Vilar Bonaldi, Eduardo
dc.contributor.author Finger Stresser, Caroline
dc.date.accessioned 2018-08-21T19:04:01Z
dc.date.available 2018-08-21T19:04:01Z
dc.date.issued 2018-06-29
dc.identifier.uri https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/189225
dc.description TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Curso de Ciências Sociais. pt_BR
dc.description.abstract O presente trabalho teve como objetivo compreender como os agentes tendem a interpretar seu próprio curso e como eles dotam de sentido suas escolhas e habilitações no curso de Ciências Sociais. A análise também se voltou para, a partir das entrevistas, reconstruir as trajetórias de socialização e de escolarização dos alunos entrevistados. A pesquisa também foi voltada a observar a representação dos agentes em relação ao bacharelado e a licenciatura e suas diferenças. Foram utilizadas três abordagens diferentes: uma análise dos dados socioeconômico dos alunos da licenciatura e do bacharelado disponibilizados pela COPERVE, quatro entrevistas em profundidade com alunos do curso, bem como uma observação participante do ambiente universitário. Foi possível concluir que todos os indicadores relacionados a posições desprivilegiadas socialmente são maiores na categoria “alunos da licenciatura”. A maioria deles estudou em escolas públicas, uma maior porcentagem deles (comparado ao bacharelado) estudou no período noturno, também uma menor porcentagem deles frequentou cursinhos pré-vestibulares. A partir disso, podemos concluir que os alunos do curso de ciências sociais da UFSC que ocupam uma posição desprivilegiada, seja por origem familiar, trajetória educacional, raça e gênero tendem a escolher pelo itinerário formativo também desprivilegiado socialmente, no caso a licenciatura. Existe uma homologia entre características socioeconômicas e culturais, de um lado, e as escolhas e os destinos educacionais, de outro. Palavras-chave: Ciências pt_BR
dc.format.extent 83 f. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.publisher Florianópolis pt_BR
dc.subject Ciências Sociais. pt_BR
dc.subject Licenciatura. pt_BR
dc.subject Bacharelado. pt_BR
dc.title Habilitação em licenciatura e bacharelado em Ciências Sociais na Universidade Federal de Santa Catarina: interpretações e sentidos das escolhas de itinerário formativo pt_BR
dc.type TCCgrad pt_BR


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