As implicações éticas, estéticas e políticas nos usos da lingua(gem): direito à cidade e ativismo digital
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dc.contributor |
Universidade Federal de Santa Catarina |
pt_BR |
dc.contributor.advisor |
Barbosa, Maria Luiza Rosa |
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dc.contributor.author |
Koroll, Luan |
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dc.date.accessioned |
2018-08-08T14:18:40Z |
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dc.date.available |
2018-08-08T14:18:40Z |
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dc.date.issued |
2017-12-17 |
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dc.identifier.uri |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/188896 |
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dc.description |
Relatório do Estágio I - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Comunicação e Expressão. Curso de Licenciatura e Bacharelado em Língua Portuguesa e Literaturas em Língua Portuguesa |
pt_BR |
dc.description.abstract |
Neste Relatório de Estágio, documentam-se tanto as observações sobre as aulas de Língua Portuguesa no Instituto Estadual de Educação (IEE) quanto o processo de construção, as vivências e a análise reflexiva e crítica acerca dos encontros no âmbito do Projeto de Docência As implicações éticas, estéticas e políticas nos usos da língua(gem): direito à cidade e ativismo digital . De agosto a dezembro de 2017, foram estudados não apenas os documentos parametrizadores da Educação Básica, mas também foram registradas as condições de ensino e aprendizagem de estudantes do 2º ano do Ensino Médio (EM) do IEE. A partir disso, nove encontros foram planejados visando à mediação de aulas de Língua Portuguesa e Literatura em uma turma do segundo ano do EM, no período noturno. A proposta do Estágio buscou propiciar vivências, relacionadas à docência, aos licenciandos do curso de Letras-Português da Universidade Federal de Santa Catarina. O referido Projeto de Docência teve como ancoragem teórico-epistemológica a perspectiva dialógica da língua(gem), a partir dos escritos do Círculo de Bakhtin. As orientações metodológicas seguiram os pressupostos da abordagem operacional e reflexiva da língua(gem) e das unidades básicas de ensino e aprendizagem . Com essa experiência, o estagiário pôde observar uma série de aulas de Língua Portuguesa e Literatura e mediar processos didático-pedagógicos visando à criação de condições ao desenvolvimento do ensino e aprendizagem que contribuíram ao aprimoramento de práticas sociais de leitura, escrita, oralidade e análise linguístico-literária de textos-enunciados de esferas jornalísticas, artístico-literárias e de atuação política pelos sujeitos-alunos do Ensino Médio. Os textos elaborados pelos alunos foram publicados no blog “Navegando sobre a língua(gem): 231 no ativismo digital”. |
pt_BR |
dc.format.extent |
149 f. |
pt_BR |
dc.language.iso |
por |
pt_BR |
dc.publisher |
Florianópolis, SC |
pt_BR |
dc.subject |
Docência. Estágio. Língua Portuguesa. Literatura. |
pt_BR |
dc.title |
As implicações éticas, estéticas e políticas nos usos da lingua(gem): direito à cidade e ativismo digital |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Relatório do estágio I |
pt_BR |
dc.type |
other |
pt_BR |
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