As reivindicações do direito à cidade no Brasil: um estudo a partir da abordagem das capacitações de Amartya Kumar Sen
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dc.contributor |
Universidade Federal de Santa Catarina |
pt_BR |
dc.contributor.advisor |
Marin, Solange Regina |
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dc.contributor.author |
Silva, Nicole Luiza Kormann da |
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dc.date.accessioned |
2018-07-24T15:38:09Z |
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dc.date.available |
2018-07-24T15:38:09Z |
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dc.date.issued |
2018-07 |
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dc.identifier.uri |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/188582 |
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dc.description |
TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro Sócio-Econômico. Economia. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
O presente trabalho analisa as reivindicações do direito à cidade no Brasil a partir da Abordagem das Capacitações elaborada por Amartya Sen. Com a maioria da população vivendo nas cidades, a problemática do espaço urbano toma cada vez mais corpo e apresentam-se dificuldades relativas ao acesso às oportunidades urbanas. Neste sentido, introduz-se o direito à cidade, termo cunhado por Henri Lefebvre. Originalmente tem o sentido de reivindicar o habitar e pertencer à cidade e caráter revolucionário. No Brasil, é apropriado como uma luta pela cidadania e por equipamentos e infraestrutura urbana, de forma a contemplar um leque de reivindicações, como o direito à moradia e à gestão democrática da cidade. O estudo propõe a análise das reivindicações a partir da concepção do direito à cidade como direito à vida urbana e com aporte teórico na Abordagem das Capacitações. Essa abrange as oportunidades de escolha que cada indivíduo possui referente aos modos de vida que apresentam-se possíveis. Incorpora também os conceitos de liberdade, funcionamentos, capacitações e intitulamentos. O foco nas capacitações abre espaço para pensar-se na redução da pobreza e desigualdade urbana via democratização das oportunidades que a cidade oferece. A pesquisa deu-se de forma qualitativa, por meio de extensiva pesquisa bibliográfica. Constataram-se aspectos convergentes entre os temas explorados, que permitiram a compreensão do direito à cidade como o direito às capacitações urbanas no Brasil. Diante disso, estruturou-se um quadro teórico e analítico com três liberdades, a saber, Liberdade de não sofrer segregação urbana; Liberdade de possuir moradia digna e; Liberdade de participar da vida social e política urbana, com o intuito de compreender as dimensões que abrangem o direito à cidade no contexto brasileiro. Por fim, foi possível traçar relações conceituais entre o enfoque dos intitulamentos e a falta de oportunidades no espaço urbano. |
pt_BR |
dc.format.extent |
70 f. |
pt_BR |
dc.language.iso |
por |
pt_BR |
dc.publisher |
Florianópolis, SC |
pt_BR |
dc.subject |
Direito à cidade no Brasil. Abordagem das Capacitações. Capacitações urbanas. |
pt_BR |
dc.title |
As reivindicações do direito à cidade no Brasil: um estudo a partir da abordagem das capacitações de Amartya Kumar Sen |
pt_BR |
dc.type |
TCCgrad |
pt_BR |
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