Análise dos Métodos de Avaliação de Pontes do Brasil, Estados Unidos e Japão Aplicados a um Estudo de Caso
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dc.contributor |
Universidade Federal de Santa Catarina |
pt_BR |
dc.contributor.advisor |
Repette, Wellington Longuini |
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dc.contributor.author |
Boettger, Ana Elisa |
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dc.date.accessioned |
2018-07-10T19:48:59Z |
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dc.date.available |
2018-07-10T19:48:59Z |
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dc.date.issued |
2018-06-21 |
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dc.identifier.uri |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/188028 |
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dc.description |
TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro Tecnológico. Engenharia Civil. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
O sistema viário brasileiro apresenta um grande número de obras-de-arte especiais em concreto com manifestações patológicas que poderiam ter sido evitadas com inspeções e manutenção periódica. O vigente programa de avaliação de pontes do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) é aplicado às estruturas inseridas na malha viária federal, sendo que à nível estadual e municipal não existe um sistema de inspeção implementado. É fundamental que o país gerencie melhor e aplique mais recursos na manutenção dessas estruturas, pois quanto mais tarde houver intervenção, mais onerosa será; além do risco ao qual os usuários são expostos. O objetivo do presente trabalho está na comparação dos métodos de avaliação de pontes utilizados pelos Estados Unidos, Japão e Brasil, elencando os prós e contras de cada método e propondo melhorias ao método utilizado no Brasil. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
The Brazilian road system presents a great amount of special pieces of art in concrete, which show patological manifestations that could be avoided through periodical inspections and control. The current program to evaluate bridges of Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) has been used when it comes to the Federal road system, as it does not exist in the state and municipal one. It is essential that the country manages its resources better as well as invests more to keep the structures working properly, as it will be spent much more if it is noticed too late; besides, that will be a great risk for the ones using it. The objective presented in this work is based on comparing bridge evaluation methods used in the United States, Japan and Brazil, showing the pos and cons of each method and suggesting improvements to the Brazilian one. |
pt_BR |
dc.format.extent |
148 f. |
pt_BR |
dc.language.iso |
por |
pt_BR |
dc.publisher |
Florianópolis, SC |
pt_BR |
dc.subject |
Inspeção |
pt_BR |
dc.subject |
Avaliação |
pt_BR |
dc.subject |
Manifestações Patológicas |
pt_BR |
dc.subject |
Concreto |
pt_BR |
dc.subject |
Pontes |
pt_BR |
dc.title |
Análise dos Métodos de Avaliação de Pontes do Brasil, Estados Unidos e Japão Aplicados a um Estudo de Caso |
pt_BR |
dc.type |
TCCgrad |
pt_BR |
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