Elaboração de modelo de simulação de um terminal aeroportuário de passageiros com base em dados do Aeroporto Internacional Hercílio Luz
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dc.contributor |
Universidade Federal de Santa Catarina |
pt_BR |
dc.contributor.advisor |
Coelho, Alexandre Hering |
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dc.contributor.author |
Bahr, Lígia da Luz Fontes |
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dc.date.accessioned |
2018-07-08T22:48:04Z |
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dc.date.available |
2018-07-08T22:48:04Z |
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dc.date.issued |
2018-06-22 |
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dc.identifier.uri |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/187893 |
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dc.description |
TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro Tecnológico. Engenharia Civil. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
A crescente demanda pelo transporte aéreo no Brasil fez com que muitas instalações aeroportuárias não estivessem preparadas para o volume de passageiros, estando com capacidades aquém do necessário. É imprescindível que as administradoras dos aeroportos façam acompanhamento periódico dos parâmetros de desempenho de seus terminais aeroportuários de passageiros (TPS), sendo a simulação uma das possibilidades de monitoramentos mais eficazes. Neste trabalho é elaborado um modelo de simulação do terminal de passageiros do Aeroporto Hercílio Luz, utilizando-se versão gratuita do software AnyLogic e dados disponíveis publicamente, com o objetivo de verificar a possibilidade de análise de seus parâmetros de desempenho. Após a modelagem da infraestrutura e da demanda de passageiros, foram obtidos os resultados através de gráficos e mapas de densidade. Por meio dos resultados das simulações, foram identificados os níveis de serviço do modelo de simulação do terminal para os seguintes parâmetros: quantidade de passageiros em espera na sala de pré-embarque, quantidade de passageiros nas salas de restituição de bagagens, número máximo de passageiros esperando em filas dos balcões de check-in e taxa de processamento de passageiros nas áreas de vistoria de segurança. Destaca-se que, a intenção do trabalho não foi avaliar o funcionamento do aeroporto, e sim avaliar o uso de simulação para mensurar parâmetros de desempenho de terminais aeroportuários. Concluiu-se que a simulação é uma ferramenta adequada para obtenção destes parâmetros de terminais de passageiros, possibilitando prever o comportamento da instalação, o acompanhamento dos parâmetros operacionais e auxiliar em tomadas de decisão em estudos e projetos de melhoria. Entretanto, para a simulação ser realista, é necessário construir um modelo de elevada complexidade e possuir dados operacionais com altos níveis de detalhes. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
The growing demand for air transportation in Brazil meant that many airport facilities were not ready for the passenger volume, with terminal capacity below the required. It is imperative that the airport’s administrators periodically monitor the performance parameters of their terminals. One of the most effective monitoring alternatives is simulation. In this paper a model of simulation of Hercílio Luz Airport’s passenger terminal is elaborated, using a free version of AnyLogic software and publicly available data, in order of verifying the possibility of analyzing its performance parameters. After modeling the infrastructure and the passenger demand, the results were obtained through graphs and density maps. Through the simulation results, the levels of service of the simulation model were obtained for the following parameters: number of waiting passengers in the pre-boarding lounge, in the baggage claim lobby and the maximum number of passengers waiting in queues of check-in counters. It is worth noting that the intention of the paper was not to analyse the operation of the airport, but to evaluate the use of simulation to measure performance parameters of airport terminals. It was concluded that the simulation is a suitable tool to obtain these parameters of passenger terminals, making it possible to predict the behavior of the facilities, the monitoring of operational parameters and to assist in decision making in studies and improvement layouts. However, for the simulation to become realistic, it is necessary to elaborate a model of high complexity and to get operational data with high evels of detail. |
pt_BR |
dc.format.extent |
115 f. |
pt_BR |
dc.language.iso |
por |
pt_BR |
dc.publisher |
Florianópolis, SC |
pt_BR |
dc.subject |
Modelo de simulação |
pt_BR |
dc.subject |
Terminal aeroportuário de passageiros |
pt_BR |
dc.subject |
Parâmetros de desempenho |
pt_BR |
dc.subject |
Simulation modeling |
pt_BR |
dc.subject |
Airport passenger terminal |
pt_BR |
dc.subject |
Parameters of performance |
pt_BR |
dc.title |
Elaboração de modelo de simulação de um terminal aeroportuário de passageiros com base em dados do Aeroporto Internacional Hercílio Luz |
pt_BR |
dc.type |
TCCgrad |
pt_BR |
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