Solução computacional para classificação e sumarização de polaridade de comentários em português

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Solução computacional para classificação e sumarização de polaridade de comentários em português

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dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Rizzon Santos, Elder
dc.contributor.author Aragão, Irenio Lima Jesus de
dc.contributor.author Wilpert Júnior, Nildo
dc.date.accessioned 2018-07-08T19:52:32Z
dc.date.available 2018-07-08T19:52:32Z
dc.date.issued 2018-06-27
dc.identifier.uri https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/187854
dc.description TCC(graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro Tecnológico. Sistemas de Informação. pt_BR
dc.description.abstract Analisar a qualidade de um produto ou serviço levando em consideração os comentário de outros consumidores se tornou uma prática comum nos dias de hoje. Realizar esta análise de forma consolidada, eficiente e confiável através de um conjunto de comentários é, muitas vezes, impraticável. Programas capazes de auxiliar os usuários a realizar tal tarefa se fazem necessários. Tanto para auxiliar consumidores, quanto organizações, que veem no feedback de seus clientes um meio para melhorar seus produtos e serviços. O objetivo deste trabalho é propor uma solução computacional capaz de realizar a análise de um conjunto de comentários, em português do Brasil, com o intuito de levantar os principais pontos positivos e negativos sobre um determinado produto, apresentando-os em forma de sumário estatístico. Para tal propósito, realizou-se um estudo sobre as técnicas de inteligência artificial e processamento de linguagem natural empregadas na solução deste tipo de problema, e um protótipo foi implementado para a solução proposta utilizando tais técnicas. Este documento apresenta o relato sobre os estudos realizados, a solução proposta, a implementação do protótipo e os resultados dos testes, além do código fonte de tal solução. pt_BR
dc.description.abstract Analyze the quality of a product or service taking into consideration the comments of others customers has become a common practice nowadays. Doing analysis on a consolidated, efficient and trustworthy way using a large number of comments is much times impracticable. Computer programs capable of helping users to do this task became necessary, both for customers, as well as organizations, who see feedback of their customers as a way to improve their products and services. The goal of this work is to propose a software capable of analyzing a collection of Brazilian Portuguese comments about one product to show the main positive and negative points about it, presenting them as a statistical summary. For this purpose, a study was carried out on artificial intelligence and natural language processing techniques used in the solution of this type of problem, and a prototype was implemented for the proposed solution using such techniques. This document presents the report on the studies carried out, the proposed solution, the implementation of the prototype and the results of the tests, besides the source code of such solution. pt_BR
dc.format.extent 122 f. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.publisher Florianópolis, SC pt_BR
dc.subject inteligência artificial pt_BR
dc.subject artificial intelligence pt_BR
dc.subject natural language processing pt_BR
dc.subject sentiment analysis pt_BR
dc.subject opinion mining pt_BR
dc.subject opinion summarization pt_BR
dc.subject processamento linguagem natural pt_BR
dc.subject análise sentimentos pt_BR
dc.subject mineração opiniões pt_BR
dc.subject sumarização opiniões pt_BR
dc.title Solução computacional para classificação e sumarização de polaridade de comentários em português pt_BR
dc.type TCCgrad pt_BR


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Monografia_Irenio_e_Nildo.pdf 2.354Mb PDF View/Open TCC

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