Desenvolvimento de um modelo de avaliação de habilidades do século XXI no contexto do ensino da computação na educação básica

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Desenvolvimento de um modelo de avaliação de habilidades do século XXI no contexto do ensino da computação na educação básica

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dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Wangenheim, Christiane A. Gresse von
dc.contributor.author Mioto, Fernanda
dc.date.accessioned 2018-07-08T19:50:45Z
dc.date.available 2018-07-08T19:50:45Z
dc.date.issued 2018-06-20
dc.identifier.uri https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/187851
dc.description TCC(graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro Tecnológico. Sistemas de Informação. pt_BR
dc.description.abstract Juntamente com o avanço tecnológico mudam-se as habilidades necessárias para que um cidadão seja bem-sucedido. Tais habilidades, hoje conhecidas como habilidades do século XXI, são habilidades que incluem pensamento crítico, trabalho em equipe, comunicação, entre outras. Atualmente existem diversos frameworks/propostas de como integrar o aprendizado dessas habilidades na educação básica, e uma destas propostas é por meio do ensino da computação. Portanto, partindo da hipótese de que o ensino da computação pode contribuir para o aprendizado de habilidades do século XXI, observam-se poucas evidências sistematicamente levantadas para confirmar esta afirmação. Esta ausência de provas se origina da carência de modelos de avaliação de habilidades do século XXI, e também da falta de um consenso quanto a definição dessas habilidades. Partindo desta premissa, o objetivo deste trabalho é desenvolver um modelo de avaliação que se proponha a avaliar habilidades do século XXI no contexto do ensino da computação na educação básica. Com este objetivo são definidas as habilidades do século XXI e levantado o estado da arte de modelos de avaliação existentes por meio de um mapeamento sistemático da literatura. A partir do mapeamento, o modelo bASES21 (Assessing 21st CEntury Skills) é sistematicamente desenvolvido assim como o seu instrumento de medição, um questionário de autoavaliação. Os resultados da avaliação inicial do modelo bASES21, com base em 148 respostas de estudantes da educação básica, indicam uma alta confiabilidade interna (alfa de Cronbach = 0,958). Os resultados, quanto a validade do instrumento, foram inconclusivos. Mesmo com algumas habilidades demonstrando correlação interna, identificou-se como oportunidade de melhoria uma análise mais detalhada, baseada em uma maior amostra, sendo possível a medição mais precisa do agrupamento dos itens. Assim, o modelo bASES21 representa um primeiro passo para a avaliação de habilidades do século XXI, visando a melhoria sistemática do ensino da computação na educação básica. pt_BR
dc.format.extent 112 f. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.publisher Florianópolis, SC pt_BR
dc.subject Habilidades do século XXI pt_BR
dc.subject Computação pt_BR
dc.subject Ensino computacional pt_BR
dc.subject Educação básica pt_BR
dc.subject Avaliação pt_BR
dc.title Desenvolvimento de um modelo de avaliação de habilidades do século XXI no contexto do ensino da computação na educação básica pt_BR
dc.type TCCgrad pt_BR
dc.contributor.advisor-co Pacheco, Lúcia Helena Martins


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