Análise do processo de compras do setor público: o caso da Prefeitura Municipal de Joinville/SC

DSpace Repository

A- A A+

Análise do processo de compras do setor público: o caso da Prefeitura Municipal de Joinville/SC

Show simple item record

dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina. pt_BR
dc.contributor.advisor Schlickmann, Raphael
dc.contributor.author Vecchietti, Rafael Feijó Vieira
dc.date.accessioned 2018-07-03T11:44:48Z
dc.date.available 2018-07-03T11:44:48Z
dc.date.issued 2018-06-21
dc.identifier.uri https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/187643
dc.description TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Sócio Econômico, Curso de Administração. pt_BR
dc.description.abstract As compras e contratações no setor público devem obedecer ao disposto na Lei nº. 8.666/93 e outros dispositivos legais. Sendo assim, o artigo tem como objetivo geral analisar o processo de compras da Prefeitura Municipal de Joinville/SC. Foram revisados, na fundamentação teórica, as modalidades de licitação pública, suas características e princípios licitatórios. Este estudo se classifica como pesquisa aplicada e os métodos utilizados foram o quantitativo e qualitativo, visto que houve análise estatística e documental. Foi feito um levantamento das licitações iniciadas nos anos de 2016 e 2017, que constatou uma predominância de pregões eletrônicos e inexigibilidades de licitação, que juntos, representaram 68,30% de 84,44%, respectivamente, por ano analisado, além de delinear o processo de compras dentro do fluxo de suprimentos da Prefeitura e a relação das secretarias, demonstrando os aspectos econômicos e qualitativos de como a Prefeitura Municipal de Joinville executa seus processos de compras. A partir do levantamento e das análises realizadas pôde-se assegurar o cumprimento dos objetivos do presente estudo. pt_BR
dc.description.abstract Purchases and contracting in the public sector shall comply with the provisions of Law no. 8.666/93 and other legal provisions. Therefore, the article aims to analyze the purchase process of the City Hall of Joinville/SC. The public bidding modalities, their characteristics and bidding principles were reviewed in the theoretical basis. This study is classified as applied research and the method used was qualitative quantitative, since there was statistical and documentary analysis. A survey of the bids started in the years 2016 and 2017, which constituted 68.30% of 84.44%, respectively, per year analyzed, in addition to outlining the purchasing process within the City's supply flow and the secretaries' relationship demonstrating the economic and qualitative aspects of how the City Hall of Joinville executes its purchasing processes. From the survey and the analyzes carried out, it was possible to ensure compliance with the objectives of the present study. pt_BR
dc.format.extent 22 pt_BR
dc.language.iso pt_BR pt_BR
dc.publisher Florianópolis, SC pt_BR
dc.subject Administração Pública. Compras. Licitações. pt_BR
dc.title Análise do processo de compras do setor público: o caso da Prefeitura Municipal de Joinville/SC pt_BR
dc.type Article pt_BR


Files in this item

Files Size Format View Description
TCC FINAL - 29-06-2018.pdf 811.5Kb PDF View/Open Artigo

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar