A utilização de software de autoria no auxilio aos estudos em sala
Show simple item record
dc.contributor |
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA |
pt_BR |
dc.contributor.advisor |
Spanhol, Fernando José |
|
dc.contributor.author |
Pandini, Rafael Ramos |
|
dc.date.accessioned |
2018-06-30T18:15:43Z |
|
dc.date.available |
2018-06-30T18:15:43Z |
|
dc.date.issued |
2018-06-22 |
|
dc.identifier.uri |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/187572 |
|
dc.description |
TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Araranguá. Tecnologias da Informação e Comunicação |
pt_BR |
dc.description.abstract |
Este estudo apresenta como tema o uso do software Hot Potatoes como forma de reforçar as atividades em sala. Para a realização desse trabalho elaborou-se diversos exercícios que foram utilizados como atividades no Moodle das disciplinas de educação à distância. O objetivo da pesquisa é utilizar o software de autoria hot potatoes, visando reforçar os ensinamentos passados em sala de aula, através de atividades. Assim o presente trabalho pretende responder a seguinte questão: O Ambiente Virtual de Ensino e Aprendizagem conjugado com o software de autoria, pode auxiliar no processo de compreensão e assimilação dos artigos apresentados em sala? Para responder tal questão se utilizou como base o questionário respondido pelos alunos. O trabalho fundamentou na análise do AVEA por Bortolato (2016), Silva (2011), Alarcon e Spanhol (2015), França (2014), Falcão e Rangel (2013), Haddad (2013) e Lacerda (2013) sobre a análise do software Hot Potatoes por Parreira Junior, Franco Neto e Costa (2009), em conceitos sobre a utilização dos jogos na educação por Prensky (2001) e Tarouco, Konrath e Grando (2005), fundamentado pelos métodos científicos de Prodanov e Freitas (2013), Marconi e Lakatos (2003), Gil (2010) e Freire (2013). A análise dos dados coletados demonstrou a importância da utilização dos hot potatoes no âmbito de reforçar os estudos em sala. O estudo identificou algumas dificuldades encontradas pelos alunos, sendo a principal o tempo para obter mais conhecimento sobre a utilização das ferramentas. Cabe um estudo mais aprofundando sobre o uso do software Hot Potatoes para aprofundar mais a utilização dos jogos na educação a distância como forma de facilitar/fixar o conteúdo utilizando ferramentas disponíveis no moodle e assim tendo em mente uma pesquisa maior para intensificar esse uso na disciplina. |
pt_BR |
dc.format.extent |
108 |
pt_BR |
dc.language.iso |
por |
pt_BR |
dc.publisher |
Araranguá,SC |
pt_BR |
dc.subject |
Educação a Distância, Software de autoria, hot potatoes,ambiente virtual de ensino e aprendizagem |
pt_BR |
dc.title |
A utilização de software de autoria no auxilio aos estudos em sala |
pt_BR |
dc.type |
TCCgrad |
pt_BR |
Files in this item
This item appears in the following Collection(s)
Show simple item record
Search DSpace
Browse
-
All of DSpace
-
This Collection
My Account
Statistics
Compartilhar