Mitigação de falhas e atrasos em roteiros milk-run operando em cadeias de suprimentos do tipo OEM

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Mitigação de falhas e atrasos em roteiros milk-run operando em cadeias de suprimentos do tipo OEM

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dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.advisor Novaes, Antonio Galvão Naclério
dc.contributor.author Cardona Arias, Jaime Andrés
dc.date.accessioned 2018-06-22T04:04:38Z
dc.date.available 2018-06-22T04:04:38Z
dc.date.issued 2017
dc.identifier.other 352081
dc.identifier.uri https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/187314
dc.description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção, Florianópolis, 2017.
dc.description.abstract No Gerenciamento da Cadeia de Suprimentos, as práticas de just-in-time (JIT) são amplamente utilizadas em operações OEM (Original Equipment Manufacturer) com a finalidade de reduzir custos de transporte e de estocagem de forma integrada com a manufatura. Os atrasos (tardiness) nas liberações de ordens de produção nos fornecedores, bem como atrasos no deslocamento ao longo da coleta milk run, geram incerteza na linha de produção da empresa manufatureira e custos adicionais de transporte, de estoque de segurança e de interrupções na linha de produção. Nesse sentido, o objetivo desta dissertação é desenvolver um modelo de roteirização dinâmica de veículos que determine a sequência ótima de coleta de componentes num sistema milk-run no qual os fornecedores sofrem atrasos, aplicando modelos probabilísticos, dinâmicos e simulação. O tempo total ao longo do roteiro não pode ultrapassar o limite JIT imposto pela empresa OEM para a entrega dos componentes em sua linha de produção. Periodicamente o tempo acumulado na rota é analisado, sendo estimado o tempo total necessário para cumprir as tarefas restantes e retornar à empresa OEM dentro do prazo estabelecido. Dois tipos de ação do operador logístico serão simuladas: (a) tolerância restrita, em que o veículo espera até um tempo T_up predefinido para receber o lote no fornecedor e, se não atendido, um veículo especial é acionado para coletar os componentes quando prontos; (b) tolerância plena, em que o operador logístico espera até que os componentes sejam liberados (T_up?8). O modelo de simulação de eventos discretos atua sobre a ordenação dos n fornecedores a serem visitados no roteiro e na determinação do melhor tempo de tolerância ao atraso na liberação dos componentes. Uma das principais contribuições deste trabalho é a modelagem dos pontos de regeneração estocástica do sistema. Como resultado, se obtém o melhor roteiro do ciclo milk-run e o tempo de espera máxima do veículo pela liberação de uma ordem atrasada que minimiza o custo total do ciclo milk run.
dc.description.abstract Abstract : In supply chain management, just-in-time (JIT) practices are widely used in OEM (Original Equipment Manufacturer) operations with the purpose of reducing inventory and transportation costs in an integrated manner with the manufacturing area.Tardiness occurrences at the supplier's installations when fulfilling OEM orders, as well as tardiness along the milk-run collecting route, generate uncertainty at the manufacturer's production line and additional transportation and inventory costs.The objective of this dissertation is to develop a Dynamic Vehicle Routing model for determining the optimal pickup route in a milk-run system, where suppliers experiment tardiness occurrences. For this, probabilistic, dynamic, and simulation models are used. The milk-run cycle cannot surpass the delivery time limit set up by the OEM company. Periodically, the accumulated time along the milk-run cycle is analyzed to estimate the necessary time to accomplish the rest of the collecting tasks and returns to the OEM installations.Two actions will be simulated: (a) restricted tolerance, in which the vehicle waits until a preset time Tup to receive the components at the supplier and if it is not attended, a special vehicle is sent to collect the components once they are ready; (b) full tolerance, in which the logistic operator waits until the components are ready (T_up?8). The discrete-event simulation model acts on the ordering of the n suppliers to be visited on the route and determining the best tardiness tolerance. One of the main contributions of this work is the stochastic regeneration points modeling. As a result of this work, the best milk-run route and the vehicle's maximum waiting time are obtained which would minimize the milk-run total cost. en
dc.format.extent 148 p.| il., gráfs., tabs.
dc.language.iso por
dc.subject.classification Engenharia de produção
dc.subject.classification Logística
dc.subject.classification Cadeia de suprimentos
dc.title Mitigação de falhas e atrasos em roteiros milk-run operando em cadeias de suprimentos do tipo OEM
dc.type Dissertação (Mestrado)
dc.contributor.advisor-co Villarroel Dávalos, Ricardo


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