A influência da mídia na percepção da estética odontológica
Show simple item record
dc.contributor |
Universidade Federal de Santa Catarina |
pt_BR |
dc.contributor.advisor |
Barros, Beatriz Álvares Cabral de |
|
dc.contributor.author |
Alves, Ana Lídia Silva |
|
dc.date.accessioned |
2018-06-21T13:34:01Z |
|
dc.date.available |
2018-06-21T13:34:01Z |
|
dc.date.issued |
2018-05-21 |
|
dc.identifier.uri |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/187285 |
|
dc.description |
TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências da Saúde. Odontologia. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
Este estudo avaliou a influência da mídia sobre a opinião dos entrevistados em relação à percepção do sorriso. A amostra foi do tipo não probabilística e compreendeu 384 participantes. O instrumento de pesquisa compreendeu um questionário com perguntas sobre as características dentais que são atraentes e o nível de satisfação do sorriso. Após responderem ao questionário, os voluntários avaliaram dez fotografias de figuras da mídia com o sorriso aparente, atribuindo uma nota de 1 a 10 para cada imagem. O questionário foi disponibilizado via rede social por meio da ferramenta formulários do Google Drive®. Os dados foram analisados por meio da estatística descritiva (distribuições absolutas e percentuais). A associação entre as variáveis foi verificada por meio dos testes de análise de variância (ANOVA), regressão logística e regressão linear, considerando o valor para rejeição da hipótese de p < 0,05. Dentre os entrevistados, 89,3% relataram estarem satisfeitos com a estética do sorriso. No que diz respeito às características que mais despertavam a atenção em relação ao sorriso, os atributos mais citados foram o alinhamento dentário (73,4%), a cor dos dentes (72,1%) e a forma dental (48,7%). Os aspectos mais importantes relacionados aos dentes foram o alinhamento dentário e a cor esbranquiçada. Foi possível verificar que 43,7% dos voluntários admitiram que suas respostas nas perguntas referentes a cor, a forma e a disposição dental, foram induzidas pelo sorriso de pessoas da mídia, enquanto 53,6% acreditam que não houve esta relação. Observou-se que a média das notas atribuídas pelos entrevistados às imagens de artistas, foi de 7,72. Conclui-se que o sorriso alinhado, claro e com dentes grandes satisfizeram a preferência dos participantes. Além disso, os meios de comunicação têm influenciado de certa forma na opinião dos entrevistados em relação à estética dentária e do sorriso. |
pt_BR |
dc.format.extent |
38 f. |
pt_BR |
dc.language.iso |
por |
pt_BR |
dc.publisher |
Florianópolis, SC |
pt_BR |
dc.subject |
Estética Dentária |
pt_BR |
dc.subject |
Sorriso |
pt_BR |
dc.subject |
Percepção visual |
pt_BR |
dc.title |
A influência da mídia na percepção da estética odontológica |
pt_BR |
dc.type |
TCCgrad |
pt_BR |
Files in this item
This item appears in the following Collection(s)
Show simple item record
Search DSpace
Browse
-
All of DSpace
-
This Collection
My Account
Statistics
Compartilhar