A influência da mídia na percepção da estética odontológica

DSpace Repository

A- A A+

A influência da mídia na percepção da estética odontológica

Show simple item record

dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Barros, Beatriz Álvares Cabral de
dc.contributor.author Alves, Ana Lídia Silva
dc.date.accessioned 2018-06-21T13:34:01Z
dc.date.available 2018-06-21T13:34:01Z
dc.date.issued 2018-05-21
dc.identifier.uri https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/187285
dc.description TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências da Saúde. Odontologia. pt_BR
dc.description.abstract Este estudo avaliou a influência da mídia sobre a opinião dos entrevistados em relação à percepção do sorriso. A amostra foi do tipo não probabilística e compreendeu 384 participantes. O instrumento de pesquisa compreendeu um questionário com perguntas sobre as características dentais que são atraentes e o nível de satisfação do sorriso. Após responderem ao questionário, os voluntários avaliaram dez fotografias de figuras da mídia com o sorriso aparente, atribuindo uma nota de 1 a 10 para cada imagem. O questionário foi disponibilizado via rede social por meio da ferramenta formulários do Google Drive®. Os dados foram analisados por meio da estatística descritiva (distribuições absolutas e percentuais). A associação entre as variáveis foi verificada por meio dos testes de análise de variância (ANOVA), regressão logística e regressão linear, considerando o valor para rejeição da hipótese de p < 0,05. Dentre os entrevistados, 89,3% relataram estarem satisfeitos com a estética do sorriso. No que diz respeito às características que mais despertavam a atenção em relação ao sorriso, os atributos mais citados foram o alinhamento dentário (73,4%), a cor dos dentes (72,1%) e a forma dental (48,7%). Os aspectos mais importantes relacionados aos dentes foram o alinhamento dentário e a cor esbranquiçada. Foi possível verificar que 43,7% dos voluntários admitiram que suas respostas nas perguntas referentes a cor, a forma e a disposição dental, foram induzidas pelo sorriso de pessoas da mídia, enquanto 53,6% acreditam que não houve esta relação. Observou-se que a média das notas atribuídas pelos entrevistados às imagens de artistas, foi de 7,72. Conclui-se que o sorriso alinhado, claro e com dentes grandes satisfizeram a preferência dos participantes. Além disso, os meios de comunicação têm influenciado de certa forma na opinião dos entrevistados em relação à estética dentária e do sorriso. pt_BR
dc.format.extent 38 f. pt_BR
dc.language.iso pt_BR pt_BR
dc.publisher Florianópolis, SC pt_BR
dc.subject Estética Dentária pt_BR
dc.subject Sorriso pt_BR
dc.subject Percepção visual pt_BR
dc.title A influência da mídia na percepção da estética odontológica pt_BR
dc.type TCCgrad pt_BR


Files in this item

Files Size Format View
TCC repositório.pdf 1.800Mb PDF View/Open

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar