Gerontotecnologia educacional: promoção da saúde de idosos em tratamento hemodialítico
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dc.contributor |
Universidade Federal de Santa Catarina |
pt_BR |
dc.contributor.advisor |
Hammerschimidt, Karina Silveira de Almeida |
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dc.contributor.author |
Martins, Naísa Falcão |
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dc.date.accessioned |
2018-06-19T00:33:42Z |
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dc.date.available |
2018-06-19T00:33:42Z |
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dc.date.issued |
2018-06-05 |
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dc.identifier.uri |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/187182 |
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dc.description |
TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências da Saúde. Enfermagem. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
A mudança demográfica brasileira fortalece o fenômeno conhecido como envelhecimento populacional, neste contexto destaca-se o aumento de doenças crônicas não transmissíveis. Dentre elas a doença renal crônica, caracterizada pela insuficiência da função dos rins com duração de três meses ou mais. A principal forma de tratamento é a hemodiálise, que expõe o indivíduo a uma rotina longa e cansativa, levando ao surgimento de ansiedade, depressão, queda da qualidade de vida e isolamento social. Diante desta condição é essencial incitar a promoção da saúde. Para tanto as gerontotecnologias educacionais podem ser capazes de envolver o indivíduo no seu autocuidado, estimulando competências e habilidades pessoais. O objetivo é conhecer as necessidades de saúde apresentadas pelos idosos na unidade de tratamento dialítico, aplicar e avaliar a utilização da gerontotecnologia educacional como ferramenta para promoção da saúde do idoso em uma unidade de tratamento hemodialítico de um hospital universitário do sul do país. A metodologia utilizada foi a Pesquisa Convergente Assistencial, o estudo utilizou como critério de inclusão idosos a partir dos 60 anos, que realizavam hemodiálise. Como critério de exclusão foi utilizado classificação por score do mini exame do estado mental pelo grau de escolaridade, deficiência cognitiva já diagnosticada, e deficiência visual. Para coleta de dados utilizou-se de entrevista aberta, semiestruturada e observação participante. Posteriormente os dados foram elencados através de planilha para melhor visualização, a partir da fala descrita pelos participantes foram elencadas categorias, para identificação de subtemas e temas a serem abordados em posterior aplicação da gerontotecnologia. A coleta de dados realizou-se entre novembro de 2017 e fevereiro de 2018, foi realizada após leitura e assinatura do termo de consentimento livre e esclarecido e pela aprovação no CEP conforme parecer consubstanciado 1.097.377. Os resultados apresentam-se na forma de dois manuscritos intitulados: Identificação das necessidades de saúde de idosos em uma unidade de tratamento hemodialítico. E Aplicação de gerontotecnologia educacional para promoção da saúde de idosos em tratamento hemodialítico. O reconhecimento da promoção a saúde se torna necessário para o planejamento do cuidado com qualidade da equipe de enfermagem, promovendo melhorias que interferem diretamente no seu processo de saúde e doença, incitando aumento da qualidade de vida. |
pt_BR |
dc.format.extent |
83 f. |
pt_BR |
dc.language.iso |
pt_BR |
pt_BR |
dc.publisher |
Florianópolis SC |
pt_BR |
dc.subject |
Idoso. |
pt_BR |
dc.subject |
Insuficiência Renal Crônica |
pt_BR |
dc.subject |
Promoção da Saúde. |
pt_BR |
dc.subject |
Dialise Renal |
pt_BR |
dc.title |
Gerontotecnologia educacional: promoção da saúde de idosos em tratamento hemodialítico |
pt_BR |
dc.type |
TCCgrad |
pt_BR |
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