Competência em informação de minorias sociais: pessoas trans da região de Florianópolis, Santa Catarina

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Competência em informação de minorias sociais: pessoas trans da região de Florianópolis, Santa Catarina

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dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.advisor Vitorino, Elizete Vieira
dc.contributor.author Righetto, Guilherme Goulart
dc.date.accessioned 2018-06-08T04:04:29Z
dc.date.available 2018-06-08T04:04:29Z
dc.date.issued 2018
dc.identifier.other 354272
dc.identifier.uri https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/186804
dc.description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Educação, Programa Pós-Graduação em Ciência da Informação, Florianópolis, 2018
dc.description.abstract Objetiva investigar a competência em informação de minorias sociais a partir das necessidades de informação das pessoas trans da região de Florianópolis, Santa Catarina. Para alcançar tal objetivo, caracterizou-se a competência em informação por meio da literatura da Ciência da Informação, bem como seus possíveis diálogos com a vulnerabilidade social e com a interdisciplinaridade, com aporte de áreas correlatas e das narrativas obtidas. Para representar as pessoas trans da região de Florianópolis, a amostra foi escolhida pelo vínculo com a Associação dos Direitos Humanos com Enfoque na Sexualidade (ADEH). A amostra do estudo foi selecionada aleatoriamente e a coleta de dados em campo foi realizada mediante entrevista narrativa. Trata-se de um estudo com abordagem qualitativa, exploratória e do tipo documental e bibliográfica. A coleta, o tratamento e a análise dos dados tiveram ênfase fenomenológica, pois viabiliza uma aproximação com a experiência do outro. Para a coleta dos dados, a técnica utilizada foi a entrevista narrativa, que permitiu o acesso à experiência da outra pessoa de modo indireto. Os dados foram analisados com base no método fenomenológico de Sanders (1982). A etapa de análise fenomenológica do conteúdo das narrativas desta metodologia inclui a descrição do fenômeno conforme exposto nas transcrições das entrevistas, a identificação de temáticas ou invariantes que surgem das descrições, os apontamentos subjetivos dos temas expostos e a consolidação dos temas em conjuntos de essências que constituem o arcabouço do fenômeno. Com base na literatura, infere-se que o desenvolvimento da competência em informação ocorre por meio de práticas empíricas que propiciem a condição real de cidadania aos vulneráveis/minorias, bem como o protagonismo social, o empoderamento, a liberdade e a emancipação para se construir uma sociedade mais justa e com o aprendizado constante e ao longo da vida. As narrativas das pessoas trans da região de Florianópolis revelam que o fenômeno estudado pode ser percebido sob os seguintes aspectos: informacionais, em contexto social (considerado determinante para se constituir as relações sociais dessas pessoas para com os outros, num cenário em que as necessidades de informação são constituídas pelo preconceito, estigma, discriminação, desconhecimento, estranhamento e a falta de apoio substancial, em meio familiar e principalmente, profissional e educacional; e em oposição, o acesso à informação se configura por meio da internet, das redes sociais de apoio, instituídas por redes sociais digitais, ONGs e pela própria comunidade); da vulnerabilidade social, em detrimento dos aspectos informacionais (desencadeando uma espiral de violência estrutural e risco, envolvendo a restrição ao mercado de trabalho, estigmas e demais subalternidades sociais); e da resiliência (construído pela autonomia informacional, pela busca por direitos humanos, igualdade e cidadania numa sociedade considerada intolerante quanto às diversidades identitárias e corpóreas). O Quadro de Avaliação IL (Information Literacy) (adaptado de UNESCO, 2013) foi utilizado com o objetivo de enfatizar o constante estado de vulnerabilidade social das pessoas trans em esfera social, institucional e individual. Os resultados deste estudo podem instigar a realização de outros estudos e para a amplitude das temáticas abordadas na Ciência da Informação, bem como para a competência em informação, além da efetivação da missão profissional do bibliotecário na contemporaneidade.
dc.description.abstract Abstract : It aims to investigate the social minorities? information literacy from the information needs of trans people by the region of Florianópolis, Santa Catarina. In order to reach this objective, information literacy was characterized by Information Science literature, as well as its possible dialogues with social vulnerability and interdisciplinarity, with the contribution of related areas and the narratives obtained. In order to represent the trans people by the region of Florianópolis, the sample was chosen for the link with the Association of Human Rights with Focus on Sexuality (ADEH). The study sample was randomly selected and the data collection in the field was carried out through a narrative interview. It is a research with a qualitative, exploratory approach and it?s type is documentary and bibliographic. The collection, treatment and analysis of the data had a phenomenological emphasis, since it allows an approximation with the experience of the other. For the data collection, the technique used was the narrative interview, which allowed access to the experience of the other person in an indirect way. The data were analyzed based on the phenomenological method of Sanders (1982). The stage of phenomenological analysis of the content of the narratives of this methodology includes the description of the phenomenon as exposed in the transcripts of the interviews, the identification of themes or invariants that arise from the descriptions, the subjective notes of the exposed themes and the consolidation of the themes in sets of essences that constitute the framework of the phenomenon. Based on the literature, it is inferred that the development of information literacy occurs through empirical practices that provide the real condition of citizenship to the vulnerable/minorities, as well as social protagonism, empowerment, freedom and emancipation to build a just society and with constant and lifelong learning. The narratives of trans people by the region of Florianópolis reveal that the studied phenomenon can be perceived under the following aspects: informational, in social context (considered determinant to constitute the social relations of these people with others, in a scenario in which the information needs is constituted by prejudice, stigma, discrimination, ignorance, estrangement and lack of substantial support, in a family environment and mainly, professional and educational, and in opposition, information access is configured through the internet, social support networks, instituted by digital social networks, NGOs and by the community itself); of social vulnerability, to the detriment of informational aspects (triggering a spiral of structural violence and risk, involving the restriction to the labor market, stigmas and other social subalternities); and resilience (built by informational autonomy, the quest for human rights, equality and citizenship in a society considered intolerant of identity and corporeal diversity). The Information Literacy Framework (adapted from UNESCO, 2013) was used to emphasize the constant state of social vulnerability of trans people in the social, institutional and individual spheres. The results of this study can instigate the performance of other studies and the scope of the topics addressed in the Information Science, as well as the information literacy, besides the effectiveness of the professional mission of the librarian at contemporary times. en
dc.format.extent 349 p.| il.
dc.language.iso por
dc.subject.classification Ciência da informação
dc.subject.classification Competência em informação
dc.subject.classification Pessoas transgênero
dc.subject.classification Minorias sexuais
dc.title Competência em informação de minorias sociais: pessoas trans da região de Florianópolis, Santa Catarina
dc.type Dissertação (Mestrado)


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