O saber desenho no ensino primário a partir das revistas do ensino de Minas Gerais (1925 a 1932): sua concepção e as profissionalidades
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dc.contributor.author |
Caputo, Débora Rodrigues |
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dc.date.accessioned |
2018-05-31T18:14:17Z |
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dc.date.available |
2018-05-31T18:14:17Z |
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dc.date.issued |
2017-11 |
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dc.identifier.citation |
CAPUTO, Débora Rodrigues. O saber desenho no ensino primário a partir das revistas do ensino de Minas Gerais (1925 a 1932): sua concepção e as profissionalidades. 2017. 143f. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação Matemática). Universidade Federal de Juiz de Fora, Instituto de Ciências Exatas. Juiz de Fora, 2017. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/186643 |
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dc.description |
Dissertação de Mestrado apresentada ao Programa de Mestrado Profissional em Educação Matemática, como parte dos requisitos para obtenção do título de Mestre em Educação Matemática. Orientadora: Profa Dra Maria Cristina Araújo de Oliveira. UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA INSTITUTO DE CIÊNCIAS EXATAS Pós-Graduação em Educação Matemática Mestrado Profissional em Educação Matemática. Juiz de Fora (MG) Novembro, 2017 |
pt_BR |
dc.description.abstract |
Esta pesquisa tem como objetivo compreender e analisar historicamente o saber desenho no ensino primário entre 1925 e 1932, usando como fonte o impresso pedagógico Revista do Ensino de Minas Gerais. Houve no período analisado a introdução em Minas Gerais das propostas escolanovistas. O referencial teórico metodológico é a História cultural da educação matemática. A pesquisa norteou-se pelas questões: como o saber desenho se mostra em relação ao conceito de elemento ou rudimento? Quais as profissionalidades decorrentes no período pesquisado? Consideramos o processo de ensino na perspectiva de elemento quando o saber matemático tem caráter propedêutico, privilegiando a abstração. Na concepção de rudimento o saber matemático tem caráter utilitário, busca-se a aprendizagem com base na concretude. Em relação às profissionalidades, consideramos como tal a elaboração do saber para ensinar através do saber a ensinar, o primeiro remetendo à profissão de professor e o segundo, aos conteúdos matemáticos. Concluímos que por meio do desenho construía-se e fixavam-se conceitos numa concepção rudimentar, ou seja, ora era usado como metodologia, ora como um recurso, ambos com a mesma finalidade, de servir para a vida prática, o que faz dele um saber para ensinar, um componente da prática do professor. |
pt_BR |
dc.language.iso |
por |
pt_BR |
dc.subject |
Desenho |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino primário |
pt_BR |
dc.subject |
Impressos pedagógicos |
pt_BR |
dc.subject |
Escola nova |
pt_BR |
dc.subject |
Profissionalidade |
pt_BR |
dc.title |
O saber desenho no ensino primário a partir das revistas do ensino de Minas Gerais (1925 a 1932): sua concepção e as profissionalidades |
pt_BR |
dc.type |
Master Thesis |
pt_BR |
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