Que geometria ensinar às crianças em tempos de matemática moderna? Referências e práticas de uma professora da cidade de Juiz de Fora
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dc.contributor.advisor |
Oliveira, Maria Cristina Araújo de |
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dc.contributor.author |
Mendonça, Thiago Neves |
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dc.date.accessioned |
2018-05-31T17:53:55Z |
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dc.date.available |
2018-05-31T17:53:55Z |
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dc.date.issued |
2016-11 |
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dc.identifier.citation |
MENDONÇA, Thiago Neves. Que geometria ensinar às crianças em tempos de matemática moderna? Referências e práticas de uma professora da cidade de Juiz de Fora. 2016. 130f. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação Matemática). Universidade Federal de Juiz de Fora, Instituto de Ciências Exatas. Juiz de Fora, 2016. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/186641 |
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dc.description |
Dissertação de Mestrado apresentada ao Programa de Mestrado Profissional em Educação Matemática, como parte dos requisitos para obtenção do título de Mestre em Educação Matemática. Orientadora: Profa Dra Maria Cristina Araújo de Oliveira.130f.2016. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
O presente trabalho tem por objetivo a investigação histórica da presença da Geometria no Ensino Primário em Minas Gerais, entre a década de 1960 e 1970, quando as ideias do Movimento da Matemática Moderna (MMM) eram discutidas no país. Tomou-se como objeto de pesquisa materiais que pertenceram a uma professora, que atuou na rede de ensino na cidade de Juiz de Fora nesse período. A pesquisa orientou-se pelas seguintes questões: Qual Geometria era proposta para ensinar às crianças no período do MMM na cidade de Juiz de Fora? Quais os conteúdos? Com quais métodos? Para o seu desenvolvimento buscou-se referência nas concepções de produção histórica propostas por Marc Bloch, nos aportes da história das disciplinas escolares de André Chervel, nas contribuições de Dominique Julia sobre a cultura escolar e nos estudos de Alain Choppin sobre os manuais didáticos como fontes para a pesquisa histórica. Foram também mobilizados vários estudos já realizados no campo da história da educação matemática, não só a título de revisão de literatura, mas também com o objetivo de dialogar com o presente trabalho. O estudo da literatura sobre o MMM permitiu elencar as seguintes categorias para analisar o ensino de Geometria: presença da topologia; utilização de construções geométricas; uso da linguagem de conjuntos; referências à pesquisadores como Dienes e Piaget; uso de imagens e diagramas; uso de materiais didáticos; justificativa de propriedades. Foram analisados os seguintes documentos: os Programas de Ensino Primário de Minas Gerais, publicados em 1961 e 1965; exemplares das revistas pedagógicas AMAE Educando e Revista do Ensino; materiais pertencentes ao acervo da professora, tais como livros didáticos, manuais pedagógicos e cadernos. Em síntese, a análise dos documentos e materiais revela pouca presença do que se discutiu em termos de propostas para o ensino de Geometria na perspectiva da Matemática Moderna. São mais evidentes as influências de vagas pedagógicas já consolidadas, que conferiam à observação das formas papel central na aprendizagem de Geometria pelas crianças. |
pt_BR |
dc.language.iso |
por |
pt_BR |
dc.subject |
História da educação matemática |
pt_BR |
dc.subject |
Geometria |
pt_BR |
dc.subject |
Movimento da Matemática Moderna |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino primário |
pt_BR |
dc.title |
Que geometria ensinar às crianças em tempos de matemática moderna? Referências e práticas de uma professora da cidade de Juiz de Fora |
pt_BR |
dc.type |
Tese (Doutorado) |
pt_BR |
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