Programa pró-equidade de gênero e raça: o curso "Potencialidades da liderança feminina" e suas oficinas através da percepção de trabalhadoras/es na Eletrosul

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Programa pró-equidade de gênero e raça: o curso "Potencialidades da liderança feminina" e suas oficinas através da percepção de trabalhadoras/es na Eletrosul

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dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Orchard, Maria Soledad Etcheverry
dc.contributor.author Barbaresco, Adriana Barth
dc.date.accessioned 2018-04-24T19:03:17Z
dc.date.available 2018-04-24T19:03:17Z
dc.date.issued 2017-07-03
dc.identifier.uri https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/185829
dc.description TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Curso de Ciências Sociais. pt_BR
dc.description.abstract Este trabalho teve por objetivo investigar a trajetória de desenvolvimento do Programa Pró-Equidade de Gênero e Raça, iniciativa do Governo Federal e coordenado pela Secretaria de Políticas para as Mulheres (SPM), na empresa Eletrosul. Entre as ações desenvolvidas pela empresa no âmbito do Programa, destaca-se o curso “Potencialidades da Liderança Feminina” objeto deste estudo, do qual se buscou avaliar seus resultados através das percepções das/os atrizes e atores envolvidas/os no processo de elaboração e participação dessa/nessa atividade. O curso, realizado em forma de oficinas e ministradas por docentes pesquisadoras vinculadas ao Instituto de Estudos de Gênero (IEG/UFSC), aconteceram em outubro de 2014, março e agosto de 2015, e contou com a participação de 76 trabalhadoras/es da/na empresa. O método de pesquisa utilizado foi o qualitativo com base na observação participante das oficinas, na coleta de dados a partir de entrevistas abertas e semi-estruturadas, depoimentos e relatos pessoais, além de anotações pessoais nos diários de campo, documentos e relatórios expedidos pelas instituições governamentais. Com base nos depoimentos das/os participantes dessas oficinas, foi possível verificar muitas dúvidas e questionamentos sobre as questões abordadas durante o curso, em especial, às relações de gênero, tanto no ambiente de trabalho quanto em suas relações pessoais, o que demonstra a relevância de Políticas Públicas na formação de gestoras/es e na busca por ações que promovam a redução das discriminações e das desigualdades. pt_BR
dc.description.abstract The objective of this work was to investigate the development trajectory of the Pro-Equity Gender and Race Program, an initiative of the Federal Government and coordinated by the Secretariat of Policies for Women (SPM), in the company Eletrosul. Among the actions developed by the company within the scope of the Program, the “Potentialities of Female Leadership” course, which is the object of this study, stands out, from which it was sought to evaluate its results through the perceptions of the actresses and actors involved in the process of elaboration and participation of this activity. The course, held in the form of workshops and taught by faculty researchers linked to the Gender Studies Institute (IEG / UFSC), took place in October 2014, March and August 2015, and included the participation of 76 workers of / in the company. The research method used was qualitative based on participant observation of the workshops, data collection from open and semi-structured interviews, personal testimonies and reports, as well as personal annotations in field journals, documents and reports issued by the Governmental organizations. Based on the participants' statements, it was possible to verify many doubts and questions about the issues addressed during the course, especially the gender relations, both in the work environment and in their personal relationships, which demonstrates the relevance of Public Policies in the training of managers and the search for actions that promote the reduction of discrimination and inequality. pt_BR
dc.format.extent 126 f. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.publisher Florianópolis pt_BR
dc.subject Gênero e Trabalho. pt_BR
dc.subject Políticas Públicas. pt_BR
dc.subject Formação igualitária. pt_BR
dc.subject Gender and Labor. pt_BR
dc.subject Public policies. pt_BR
dc.subject Egalitarian formation. pt_BR
dc.title Programa pró-equidade de gênero e raça: o curso "Potencialidades da liderança feminina" e suas oficinas através da percepção de trabalhadoras/es na Eletrosul pt_BR
dc.type TCCgrad pt_BR


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