A Aritmética em programas das séries iniciais: Minas Gerais (1961 e 1965)
Show simple item record
dc.contributor.advisor |
França, Denise Medina de Almeida |
|
dc.contributor.author |
Ziviani, Claudio Henrique |
|
dc.date.accessioned |
2018-04-16T18:54:24Z |
|
dc.date.available |
2018-04-16T18:54:24Z |
|
dc.date.issued |
2015 |
|
dc.identifier.citation |
ZIVIANI, C. H. A Aritmética em programas das séries iniciais: Minas Gerais (1961 e 1965). 2015. 81f. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação Matemática) - Universidade Severino Sombra, Vassouras/RJ, 2015. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/185683 |
|
dc.description |
Dissertação apresentada ao Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu do Mestrado Profissional em Educação Matemática da Universidade Severino Sombra, como requisito parcial para obtenção do título de Mestre em Educação Matemática.A Aritmética em programas das séries iniciais: Minas Gerais (1961 e 1965/Claudio Henrique Ziviani - Vassouras, 2015.Orientador: Denise Medina de Almeida França. Dissertação (Mestrado) - Educação Matmática, Universidade Severino Sombra, 2015. Inclui bibliografias.1. Matemática - História. 2. Aritmética - Estudo e ensino. 3. Séries iniciais. 4. Educação - Minas Gerais. I. França, Denise Medina de Almeida. II. Universidade Severino Sombra. III. Título. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
O estudo tem como objetivo buscar compreender a representação da Secretaria de Educação de Minas (SEE-MG) para o ensino de Aritmética no período de 1950 a 1970. Para isso, analisamos os Programas do Ensino Primário Minas Gerais do ano de 1961 (reedição do programa de 1953) e do ano de 1965, procurando compreender possíveis apropriações dos Movimentos educacionais que influenciaram a educação nesse período. Acreditamos que o estudo possa auxiliar no esclarecimento como se deu o ensino da Aritmética na educação primária em Minas Gerais nesse período. O período da pesquisa foi determinado pelas prévias coletagem de dados para início dos trabalhos e levantamento das pesquisas já existentes. A opção por documentos oficiais como fontes relaciona-se ao reconhecimento do valor atribuído aos autores de trabalhos sobre o assunto como Faria Filho (1998) e Valente (2014 e 2015) e outros que nos concederam uma sustentação teórica na pesquisa. Na articulação das questões, fizemos uso da abordagem de historiadores culturais que mais contemplam nosso campo de pesquisa que são Michel de Certeau e Roger Chartier. Concluímos que, o Programa de 1961, bem como o de 1965 apresenta metodologias do Movimento Escolanovista. |
pt_BR |
dc.language.iso |
pt_BR |
pt_BR |
dc.subject |
História da educação matemática |
pt_BR |
dc.subject |
Movimento da escola nova |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino de artimética |
pt_BR |
dc.subject |
Séries iniciais |
pt_BR |
dc.subject |
Programas do ensino de Minas Gerais |
pt_BR |
dc.title |
A Aritmética em programas das séries iniciais: Minas Gerais (1961 e 1965) |
pt_BR |
dc.type |
Master Thesis |
pt_BR |
Files in this item
This item appears in the following Collection(s)
Show simple item record
Search DSpace
Browse
-
All of DSpace
-
This Collection
My Account
Statistics
Compartilhar