Análise dos impactos da reestruturação produtiva dos anos de 1990 no segmento têxtil moda praia no município de Ilhota-SC.

DSpace Repository

A- A A+

Análise dos impactos da reestruturação produtiva dos anos de 1990 no segmento têxtil moda praia no município de Ilhota-SC.

Show simple item record

dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Mattei, Lauro Francisco
dc.contributor.author Schmitz, Daniela
dc.date.accessioned 2018-03-15T15:37:03Z
dc.date.available 2018-03-15T15:37:03Z
dc.date.issued 2017-12
dc.identifier.uri https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/185054
dc.description TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro Sócio-Econômico. Economia. pt_BR
dc.description.abstract Este trabalho tem como objetivo fazer uma análise da decorrência do processo de reestruturação produtiva como impulsionador do segmento moda praia e moda íntima no município de Ilhota em Santa Catarina. Na década de 1990 a abertura da economia e a entrada massiva de produtos estrangeiros no Brasil afetaram o setor têxtil brasileiro de forma geral, refletindo, sobretudo, no Vale do Itajaí, região que possui grandes e sólidas indústrias têxteis. Foram necessárias medidas para as empresas se adequarem aos novos padrões de produção e, portanto, realizaram-se investimentos em máquinas e equipamentos como forma de reduzir custos e melhorar a qualidade dos produtos. Esses investimentos resultaram em menos mão de obra para operar as máquinas, ocasionando um enorme contingente de mão de obra desempregada. Nessa década muitos trabalhadores do município de Ilhota se deslocavam todos os dias para trabalhar nessas grandes indústrias de Blumenau, e por consequência muitos foram demitidos. O momento serviu de impulso para a mão de obra desempregada do município passar a investir no segmento moda Praia e moda Íntima, visto que havia algumas poucas confecções desse ramo em Ilhota. Esses investimentos resultaram no crescimento econômico do município, com a abertura de muitas confecções e geração de empregos. Em 2002 o município recebeu o título de Capital Catarinense de Moda Íntima e praia, e hoje se destaca no mercado nacional. pt_BR
dc.format.extent 85 f. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.publisher Florianópolis,SC pt_BR
dc.subject Reestruturação Produtiva; Setor têxtil; Ilhota pt_BR
dc.title Análise dos impactos da reestruturação produtiva dos anos de 1990 no segmento têxtil moda praia no município de Ilhota-SC. pt_BR
dc.type TCCgrad pt_BR


Files in this item

Files Size Format View
Monografia da Daniela Schmitz.pdf 2.301Mb PDF View/Open

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar