Suporte à Edição de UML 2 no ambiente SEA
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dc.contributor.advisor |
Silva, Ricardo Pereira e |
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dc.contributor.author |
Vargas, Thania Clair de Souza |
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dc.contributor.other |
Wazlawick, Raul Sidnei |
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dc.contributor.other |
Vilain, Patrícia |
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dc.date.accessioned |
2018-02-23T20:31:17Z |
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dc.date.available |
2018-02-23T20:31:17Z |
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dc.date.issued |
2008 |
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dc.identifier.other |
721 |
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dc.identifier.uri |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/184431 |
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dc.description |
TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro Tecnológico. Curso de Sistemas de Informação. |
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dc.description.abstract |
As abordagens de frameworks orientados a objetos e desenvolvimento baseado em componentes promovem reuso em alto nível de granularidade. Entretanto, a utilização dessas abordagens é prejudicada pela complexidade de desenvolvimento, prática e uso. Nesse contexto de reuso de código e de projeto, apresenta-se um trabalho de conclusão de curso relacionado ao framework OCEAN e ao ambiente de desenvolvimento SEA, produzido por Ricardo Pereira e Silva para obtenção do título de doutor. O framework OCEAN sustenta uma estrutura que suporta a construção de ambientes de desenvolvimento que manuseiam especificações de projeto. Funções como a verificação de consistência e a geração de código são concebidas a partir de uma especificação de projeto do artefato utilizando UML 1.4. O ambiente SEA foi desenvolvido com o intuito de estender as classes do framework OCEAN e prevê o desenvolvimento e uso de artefatos de software reutilizáveis. Para promover o reuso no desenvolvimento de software, o ambiente possibilita a utilização integrada de abordagens de desenvolvimento orientado a componentes e desenvolvimento baseado em frameworks, incluindo o uso de padrões de projeto. Suporta o desenvolvimento de frameworks, componentes e aplicações como estruturas baseadas no paradigma de orientação a objetos. O desenvolvimento de software neste ambiente resume-se em produzir uma especificação de projeto deste artefato utilizando UML 1.4, podendo converter essa especificação em código. Este trabalho visa oferecer suporte a edição de UML 2 no ambiente SEA, tendo como resultado esperado uma nova versão em Java do ambiente com a construção de novas ferramentas que reutilizam funcionalidades de edição supridas pelo framework OCEAN. Além da criação de uma especificação que use técnicas atuais de modelagem, o trabalho fornecerá suporte ao armazenamento de especificações em formatos atuais, como o XMI versão atual. |
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dc.subject |
engenharia de software |
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dc.subject |
reuso de software |
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dc.subject |
frameworks |
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dc.subject |
UML |
|
dc.subject |
ferramentas CASE |
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dc.title |
Suporte à Edição de UML 2 no ambiente SEA |
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dc.type |
TCCgrad |
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