Alinhamento Estratégico aos Negócios para uma Pequena Empresa de Software

DSpace Repository

A- A A+

Alinhamento Estratégico aos Negócios para uma Pequena Empresa de Software

Show simple item record

dc.contributor.advisor Abreu, Aline de França
dc.contributor.author Suzuki, Érika
dc.contributor.other Alves, João Bosco da Mota
dc.contributor.other Bastos, Rogerio Cid
dc.date.accessioned 2018-02-23T20:26:10Z
dc.date.available 2018-02-23T20:26:10Z
dc.date.issued 2004
dc.identifier.other 19
dc.identifier.uri https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/184268
dc.description TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro Tecnológico. Curso de Sistemas de Informação.
dc.description.abstract Este presente trabalho propõe-se ao estudo, análise e adaptação de metodologias e conceitos referentes ao planejamento estratégico, gestão estratégica e a Tecnologia de Informação, com o enfoque para pequenas empresas desenvolvedoras de software. O principal desafio desse trabalho é selecionar uma metodologia que se adapte a realidade da empresa em estudo, para que dessa forma possa ser colocada em prática. Aspectos como custo, tempo e grau de formalização (simplificação de procedimentos em função do tamanho da empresa), foram fatores importantes na escolha da metodologia a ser aplicada, pois o maior problema para essas pequenas empresas é o pequeno investimento que as mesmas podem oferecer para a implementação de um planejamento estratégico, e o curto tempo de resposta que as mesmas esperam obter. As metodologias escolhidas para o trabalho foram o Balance Scorecard de Robert S. Kaplan e David P. Norton (1997), por proporcionar uma visão mais prática da implantação da estratégia, e o modelo de Fernandes & Alves (1992) que oferece uma definição para as estratégias da organização com o suporte e uso da Tecnologia da Informação. O modelo proposto é uma combinação dessas duas metodologias selecionadas, que oferece a empresa à prática do planejamento estratégico com foco na TI, de forma mais simplificada e compreensível, tornando visível os benefícios, problemas, soluções e o aprendizado que um planejamento estratégico pode oferecer.
dc.subject Planejamento
dc.subject estratégias
dc.subject forças competitivas
dc.subject consumidor
dc.subject organização
dc.subject tecnologia
dc.subject Porter
dc.subject vantagens
dc.subject sistemas
dc.subject alinhamento
dc.subject metodologia
dc.subject sistemas de informação
dc.subject tecnologia da informação
dc.subject cliente
dc.subject Balance Scorecard
dc.title Alinhamento Estratégico aos Negócios para uma Pequena Empresa de Software
dc.type TCCgrad


Files in this item

Files Size Format View
monografia.pdf 592.6Kb PDF View/Open

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar