Alinhamento Estratégico aos Negócios para uma Pequena Empresa de Software
Show simple item record
dc.contributor.advisor |
Abreu, Aline de França |
|
dc.contributor.author |
Suzuki, Érika |
|
dc.contributor.other |
Alves, João Bosco da Mota |
|
dc.contributor.other |
Bastos, Rogerio Cid |
|
dc.date.accessioned |
2018-02-23T20:26:10Z |
|
dc.date.available |
2018-02-23T20:26:10Z |
|
dc.date.issued |
2004 |
|
dc.identifier.other |
19 |
|
dc.identifier.uri |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/184268 |
|
dc.description |
TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro Tecnológico. Curso de Sistemas de Informação. |
|
dc.description.abstract |
Este presente trabalho propõe-se ao estudo, análise e adaptação de metodologias e conceitos referentes ao planejamento estratégico, gestão estratégica e a Tecnologia de Informação, com o enfoque para pequenas empresas desenvolvedoras de software. O principal desafio desse trabalho é selecionar uma metodologia que se adapte a realidade da empresa em estudo, para que dessa forma possa ser colocada em prática. Aspectos como custo, tempo e grau de formalização (simplificação de procedimentos em função do tamanho da empresa), foram fatores importantes na escolha da metodologia a ser aplicada, pois o maior problema para essas pequenas empresas é o pequeno investimento que as mesmas podem oferecer para a implementação de um planejamento estratégico, e o curto tempo de resposta que as mesmas esperam obter. As metodologias escolhidas para o trabalho foram o Balance Scorecard de Robert S. Kaplan e David P. Norton (1997), por proporcionar uma visão mais prática da implantação da estratégia, e o modelo de Fernandes & Alves (1992) que oferece uma definição para as estratégias da organização com o suporte e uso da Tecnologia da Informação. O modelo proposto é uma combinação dessas duas metodologias selecionadas, que oferece a empresa à prática do planejamento estratégico com foco na TI, de forma mais simplificada e compreensível, tornando visível os benefícios, problemas, soluções e o aprendizado que um planejamento estratégico pode oferecer. |
|
dc.subject |
Planejamento |
|
dc.subject |
estratégias |
|
dc.subject |
forças competitivas |
|
dc.subject |
consumidor |
|
dc.subject |
organização |
|
dc.subject |
tecnologia |
|
dc.subject |
Porter |
|
dc.subject |
vantagens |
|
dc.subject |
sistemas |
|
dc.subject |
alinhamento |
|
dc.subject |
metodologia |
|
dc.subject |
sistemas de informação |
|
dc.subject |
tecnologia da informação |
|
dc.subject |
cliente |
|
dc.subject |
Balance Scorecard |
|
dc.title |
Alinhamento Estratégico aos Negócios para uma Pequena Empresa de Software |
|
dc.type |
TCCgrad |
|
Files in this item
This item appears in the following Collection(s)
Show simple item record
Search DSpace
Browse
-
All of DSpace
-
This Collection
My Account
Statistics
Compartilhar