Controle Interno: Um Estudo Com Profissionais Contábeis da Grande Florianópolis-SC
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dc.contributor |
Universidade Federal de Santa Catarina |
pt_BR |
dc.contributor.advisor |
Santos, Edicréia Andrade dos |
|
dc.contributor.advisor |
Lunkes, Rogério João |
|
dc.contributor.author |
Oliveira, Renata Fidelis de |
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dc.date.accessioned |
2018-02-22T18:48:40Z |
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dc.date.available |
2018-02-22T18:48:40Z |
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dc.date.issued |
2017-11 |
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dc.identifier.uri |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/183686 |
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dc.description |
TCC (Graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro Socioeconômico. Curso de Ciências Contábeis |
pt_BR |
dc.description.abstract |
O controle interno é uma das ferramentas de gestão que nos últimos anos vem recebendo grande atenção por parte dos gestores e pesquisadores. Entretanto, as pesquisas com foco na importância desta ferramenta para as empresas prestadoras de serviço, como escritórios de contabilidade ainda é carente. Assim, diante desse contexto, a presente pesquisa procurou verificar qual a percepção do profissional contábil sobre o controle interno dos escritórios de contabilidade da grande Florianópolis-SC. Desenvolvida sob a sustentação dos critérios da metodologia COSO foram analisadas as dimensões de ambiente de controle; avaliação e gerenciamento de riscos; atividade de controle; informação e comunicação e, gerenciamento. Com classificação metodológica de natureza descritiva, quantitativa e com coleta de dados por meio de Survey, teve seus dados analisados por meio do procedimento de Rankings Médios. Os resultados mostraram que no ambiente de controle pode-se perceber que ele contribui para os resultados planejados, e tem seu ponto com maior destaque o fato das empresas terem como prática instaurar processos de revisão parar apurar responsabilidades e corrigi-las. Nas atividades de controle os escritórios possuem padrões formalizados em relação a documentos e dados dos clientes, melhorando a eficiência do trabalho e denotando assim transparência e credibilidade aos seus clientes. A percepção da informação e comunicação, outro critério avaliado, demonstrou que no geral as empresas valorizam-os e entendem que este é um fator relevante na tomada de decisão. |
pt_BR |
dc.format.extent |
17 |
pt_BR |
dc.language.iso |
por |
pt_BR |
dc.publisher |
Florianópolis, SC |
pt_BR |
dc.subject |
Controle interno |
pt_BR |
dc.subject |
escritórios de contabilidade |
pt_BR |
dc.subject |
avaliação e gerenciamento de riscos |
pt_BR |
dc.subject |
atividade de controle |
pt_BR |
dc.subject |
informação e comunicação |
pt_BR |
dc.title |
Controle Interno: Um Estudo Com Profissionais Contábeis da Grande Florianópolis-SC |
pt_BR |
dc.type |
TCCgrad |
pt_BR |
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