Controle Interno: Um Estudo Com Profissionais Contábeis da Grande Florianópolis-SC

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Controle Interno: Um Estudo Com Profissionais Contábeis da Grande Florianópolis-SC

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dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Santos, Edicréia Andrade dos
dc.contributor.advisor Lunkes, Rogério João
dc.contributor.author Oliveira, Renata Fidelis de
dc.date.accessioned 2018-02-22T18:48:40Z
dc.date.available 2018-02-22T18:48:40Z
dc.date.issued 2017-11
dc.identifier.uri https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/183686
dc.description TCC (Graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro Socioeconômico. Curso de Ciências Contábeis pt_BR
dc.description.abstract O controle interno é uma das ferramentas de gestão que nos últimos anos vem recebendo grande atenção por parte dos gestores e pesquisadores. Entretanto, as pesquisas com foco na importância desta ferramenta para as empresas prestadoras de serviço, como escritórios de contabilidade ainda é carente. Assim, diante desse contexto, a presente pesquisa procurou verificar qual a percepção do profissional contábil sobre o controle interno dos escritórios de contabilidade da grande Florianópolis-SC. Desenvolvida sob a sustentação dos critérios da metodologia COSO foram analisadas as dimensões de ambiente de controle; avaliação e gerenciamento de riscos; atividade de controle; informação e comunicação e, gerenciamento. Com classificação metodológica de natureza descritiva, quantitativa e com coleta de dados por meio de Survey, teve seus dados analisados por meio do procedimento de Rankings Médios. Os resultados mostraram que no ambiente de controle pode-se perceber que ele contribui para os resultados planejados, e tem seu ponto com maior destaque o fato das empresas terem como prática instaurar processos de revisão parar apurar responsabilidades e corrigi-las. Nas atividades de controle os escritórios possuem padrões formalizados em relação a documentos e dados dos clientes, melhorando a eficiência do trabalho e denotando assim transparência e credibilidade aos seus clientes. A percepção da informação e comunicação, outro critério avaliado, demonstrou que no geral as empresas valorizam-os e entendem que este é um fator relevante na tomada de decisão. pt_BR
dc.format.extent 17 pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.publisher Florianópolis, SC pt_BR
dc.subject Controle interno pt_BR
dc.subject escritórios de contabilidade pt_BR
dc.subject avaliação e gerenciamento de riscos pt_BR
dc.subject atividade de controle pt_BR
dc.subject informação e comunicação pt_BR
dc.title Controle Interno: Um Estudo Com Profissionais Contábeis da Grande Florianópolis-SC pt_BR
dc.type TCCgrad pt_BR


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